Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2012 - 08:30

Viapol participa de evento voltado à engenharia de estrutura


Com vasta experiência na impermeabilização e proteção de estruturas de concreto, a empresa apresentará case de sucesso em congresso de pontes e estruturas.

A Viapol, referência nacional no segmento de impermeabilizantes e no desenvolvimento de soluções para o setor da construção civil, estará no V Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas - Soluções Inovadoras para Projeto, Execução e Manutenção, que será realizado de 6 a 8 de junho, no Hotel Pestana, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Durante o evento, a Viapol apresentará um case de sucesso como exemplo de solução para proteção de pontes e viadutos com o trabalho “Impermeabilização como proteção à estrutura de concreto”, que retrata a solução desenvolvida para proteção do Viaduto Ferroban, em Campinas (SP). A palestra será ministrada por Marcos Storte, gerente de negócios da Viapol, que apresentará o conceito no qual foi baseado o projeto, as especificações, o preparo e as dificuldades enfrentadas durante a execução da obra, bem como a importância do uso de impermeabilizante para a durabilidade da construção.

Aplicação de sucesso-Atendendo ao tráfego ferroviário por décadas na região de Campinas (SP), o Viaduto Ferroban, situado sobre a rodovia Anhanguera, uma das mais movimentadas do Estado de São Paulo, precisou ser ampliado em 2009 para a construção de pistas marginais dos quilômetros 92 a 98 da via. A obra representou um desafio para os engenheiros responsáveis, uma vez que o tráfego de trens de carga sobre o viaduto e de veículos na rodovia não foi paralisado de forma contínua.

Um dos diferenciais da nova estrutura foi a impermeabilização de 937 m² do tabuleiro de concreto - correspondentes a 53 peças pré-moldadas de 30 toneladas cada e duas de 60 toneladas -, com aplicação de 1.122 m² de manta asfáltica Torodin de 5 mm, da Viapol. “Em três paradas, duas de 12 horas e uma de 24 horas, trabalhamos nos pré-moldados e o viaduto foi substituído”, explica o gerente da Viapol.

Para Storte, as obras realizadas para a ampliação do Viaduto Ferroban, resgatam o conceito de impermeabilização na concepção do projeto, solução que tinha sido abandonada desde 1975, quando foram publicadas normas pelo CB 22 - Comitê Brasileiro de Impermeabilização - e, por equívoco, entendeu-se que o concreto não exigiria este tipo de proteção.

Perfil do evento -O Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas é promovido pela Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE) e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE) e tem como objetivo divulgar trabalhos de pesquisa e de aplicação dentro da temática definida para o encontro. Entre os temas a serem debatidos estão projeto, construção, recuperação, reforço e manutenção de pontes, estádios, edifícios, indústrias, metropolitanos, portos, barragens, plataformas offshore, aerogeradores e fundações, além de normatização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, metálicas, madeira, alvenaria e materiais avançados. O evento é direcionado a profissionais, pesquisadores e estudantes de engenharia que queiram inovar, discutir e atualizar conhecimentos na área de estruturas.

V Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas , dias 06 a 08 de junho, das 8h às 18h,no Hotel Pestana - Av. Atlântica 2964, Copacabana - Rio de Janeiro (RJ).

Perfil Viapol -Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma linha de produtos composta de, aproximadamente, 900 itens voltados à proteção e conservação das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto. Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, registrou, em 2011, faturamento de R$ 218 milhões, montante 12% superior ao atingido em 2010. Para 2012, a expectativa é registrar um incremento de 10% no faturamento, em função dos investimentos efetuados e do crescimento do mercado brasileiro da construção. Para isso, a empresa conta com 311 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes. Atualmente, a Viapol exporta para países da África e América Latina e pretende expandir as exportações para outros mercados. [[email protected]| www.viapol.com.br].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira