Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2007 - 13:20

Observatório da Inovação

Observatório disponibilizará informações, análises e índices sobre inovação no País.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) lançam o Observatório da Inovação e Competitividade – fonte de dados e análises sobre a inovação no Brasil.

O Observatório fornecerá novos indicadores, índices específicos, análises comparativas (nacionais, internacionais e intersetoriais) e bancos de dados sobre inovação. As informações estarão disponíveis a todos os setores envolvidos com a inovação, subsidiando novas pesquisas e a formulação de políticas públicas, e contribuindo para as tomadas de decisão do setor produtivo.

Após a solenidade de lançamento haverá exposições da ABDI, do IPEA e do professor Glauco Arbix, coordenador do Observatório. Em sua exposição, a ABDI abordará o primeiro projeto desenvolvido no âmbito do Observatório – o de Benchmarking Internacional.

A pesquisa de Benchmarking, financiada pela Agência e executada pelo Observatório no primeiro semestre deste ano, levantou dados sobre as principais políticas empreendidas e dificuldades enfrentadas em relação à inovação nos Estados Unidos, Canadá, França, Irlanda, Reino Unido, Japão e Finlândia. Os dados serão utilizados como base para a proposição de políticas voltadas à inovação no Brasil, em um documento a ser apresentado ainda em 2007.

Por sua vez, o IPEA apresentará uma pesquisa inédita sobre o posicionamento brasileiro no cenário tecnológico e produtivo internacional. Para isso, o Instituto analisou comparativamente dados do Brasil, México, Argentina e Espanha.

O lançamento do Observatório terá transmissão ao vivo pela Internet no endereço www.iea.usp.br/aovivo. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas com Inês Iwashita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3091-1685. Para informações sobre o Observatório, acesse http://www.observatoriodainovacao.org.br

Lançamento do Observatório da Inovação e Competitividade, no dia 1º de outubro, às 14h30, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA-USP,Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Perfil ABDI - A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), instituída em dezembro de 2004, tem como missão promover o desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. Ligada por contrato de gestão ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e tendo o Ministro da Ciência e Tecnologia como presidente do seu Conselho Deliberativo, a ABDI tem como principal enfoque as diretrizes e estratégias estabelecidas pela Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), da qual é coordenadora, articuladora e promotora.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira