Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/05/2012 - 07:50

Bayer MaterialScience investe em tecnologia para a produção de calçados mais sustentáveis

Insumos feitos a partir de materiais biológicos possibilitam a produção de calçados mais sustentáveis.

Os pesquisadores da Bayer MaterialScience, divisão de Materiais Inovadores do Grupo Bayer, estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de um calçado que deixará, literalmente, um rastro de sustentabilidade por onde passar. Batizado de EcoTrekker, o sapato-conceito é 90% produzido a partir de materiais biológicos, alinhados ao conceito de sustentabilidade, e não possui metais pesados em sua composição.

No EcoTrekker, as matérias-primas convencionais foram substituídas por insumos renováveis, como derivados do milho ou cana-de-açúcar. Praticamente todas as partes deste “calçado verde” são compostas parcialmente por materiais sustentáveis, utilizados desde a sola até os “anéis” por onde passam os cadarços. Além disso, a novidade não está apenas alinhada aos conceitos de preservação do meio ambiente, mas também da força de trabalho que a produziu: todos os revestimentos e adesivos usados são à base de água e livres de solventes orgânicos.

“Existe um grande desafio para que indústrias de todo mundo desenvolvam produtos que, tanto no processo de fabricação quanto no descarte, não agridam o meio ambiente. Nosso papel global é buscar soluções para atingir esses objetivos”, explica Ulrich Ostertag, presidente da Bayer MaterialScience na região América Latina. “Esta também é uma demanda cada vez maior dos consumidores, que a cada dia se tormam mais conscientes do seu papel no planeta, e o EcoTrekker está totalmente alinhado a esta filosofia”, completa o executivo.

As pesquisas na Bayer continuam avançando para que o EcoTrekker e outros calçados com o mesmo conceito estejam no mercado mundial nos próximos anos. Quando produzido em escala industrial, esse modelo auxiliará o mercado calçadista a reduzir seus impactos ambientais. Atualmente, plásticos e borrachas usados em sapatos são feitos, quase que exclusivamente, de derivados do petróleo – o que, em larga escala, se torna preocupante. Apenas em 2010, cerca de 20 bilhões de pares de calçados de todos os tipos foram produzidos no mundo.

Bayer MaterialScience -Com vendas de 10,8 bilhões de Euros em 2011, a Bayer MaterialScience está entre as maiores empresas de polímeros do mundo. Suas atividades de negócios são focadas na produção de materiais de alta tecnologia e no desenvolvimento de soluções inovadoras para produtos usados no dia a dia. Os principais segmentos atendidos são o automotivo, eletroeletrônicos, construção e as indústrias de lazer e esportes. No final de 2011, a Bayer MaterialScience tinha 30 fábricas, reunindo 14.800 colaboradores em todo o mundo. A Bayer MaterialScience é uma divisão de negócios do Grupo Bayer.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira