Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2012 - 07:55

Sistema de reciclagem na Vale Fertilizantes produz adubo orgânico

Composto gerado é utilizado na fertilização de jardins e no horto do Complexo Industrial da empresa.

Atenta à conservação do meio ambiente, a Vale Fertilizantes investe em iniciativas que auxiliem em sua preservação. A empresa implantou, em seu Complexo Industrial de Araucária (PR), um projeto de reutilização dos resíduos orgânicos gerados no restaurante da unidade.

A ação, que teve início com o reaproveitamento dos materiais orgânicos gerados no restaurante da unidade em 2009, foi expandida em 2011 com o aproveitamento dos guardanapos. Este ano, passou a reutilizar também os papeis toalha utilizados para secagem das mãos.

Evitamos que, diariamente, 150 quilos de resíduos orgânicos, três quilos de guardanapos e três quilos de papeis toalha sejam descartados”, explica o gerente de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da unidade, Wladimir Lopes.

Conhecida como vermicompostagem, a técnica consiste em um sistema de reciclagem de matéria orgânica, como restos de comida, resíduos de jardim, papel e cartão, que são digeridos por minhocas e excretados sobre a forma de vermicomposto – um fertilizante e condicionador natural dos solos.

Desde que foi implantada, a iniciativa já evitou que 76 mil quilos de resíduos orgânicos e 2.000 quilos de papeis e guardanapos fossem para aterros sanitários. O composto é utilizado como adubo nos jardins internos do Complexo Industrial e na produção de mudas no horto florestal, onde são mantidas aproximadamente 6.000 mudas de 50 espécies de árvores nativas, flores e arbustos.

“O fertilizante natural melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo e aumenta a circulação e a capacidade de retenção de água, fazendo com que as plantas absorvam mais nutrientes”, completa Lopes.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira