Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/05/2012 - 08:24

Receita líquida da IMC cresce 24,5% no 1T12 e mantém expansão

Vendas nas mesmas lojas aumentam 5% no período. Companhia totaliza 286 unidades comerciais de suas marcas.

São Paulo– A International Meal Company Holdings S.A. (BM&FBovespa: IMCH3), uma das maiores companhias multimarcas no setor de varejo de alimentação do Brasil, registrou receita líquida de R$ 262 milhões no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 24,5% sobre o mesmo período de 2011. “Este resultado foi impulsionado principalmente pela abertura de novos pontos comerciais em aeroportos e rodovias, e pelo incremento de vendas nas mesmas lojas”, afirma Neil Amereno, diretor de Relações com Investidores da IMC.

A companhia encerrou os três primeiros meses de 2012 com lucro líquido de R$ 1,3 milhão, revertendo prejuízo registrado em igual intervalo do ano passado. O Ebitda (lucro antes de despesas com itens especiais) ficou em R$ 29,2 milhões, com margem de 11,1%.

O indicador Vendas nas Mesmas Lojas (SSS), que equivale às comercializações em unidades que mantiveram funcionamento em períodos comparáveis, apresentou aumento de 8,3% no primeiro trimestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano anterior. O destaque foi para o setor de rodovias, em que as vendas avançaram 9,3%, atingindo recorde de crescimento.

Entre janeiro e março deste ano, a IMC inaugurou 10 lojas, chegando ao total de 286. Nos últimos doze meses encerrados em março, foram abertas 65 unidades com as marcas da companhia. O número corresponde ao acréscimo de 50 pontos comerciais em aeroportos, sete em rodovias, sete em shopping centers e um em outro segmento. Em aeroportos, seis lojas foram inauguradas no Brasil e 44 em terminais internacionais, vinculadas principalmente à entrada da companhia nos mercados do Panamá e Colômbia e à expansão no México e na República Dominicana. No conjunto, a área de lojas foi incrementada em 15,8 mil metros quadrados, o que representa crescimento de 18,8% na comparação ao 1T11.

Em linha com seu plano de expansão, a IMC realizou nos primeiros três meses deste ano investimentos em CAPEX da ordem de R$ 23,2 milhões. A principal aplicação corresponde à abertura e ampliação de novos pontos comerciais da marca Frango Assado e das operações internacionais em aeroportos.

A companhia também abriu nesse trimestre as primeiras lojas do conceito Frango Assado Express nos aeroportos de Viracopos, Brasília, Guarulhos e Congonhas. “A IMC vai iniciar a expansão da marca em shopping centers no segundo trimestre e acredita que este será um dos pilares do seu crescimento”, completa Amereno.

Novas aquisições -Em abril deste ano, a IMC concluiu a aquisição de sete lojas das marcas Wraps e Go Fresh, além de cinco franquias, por um valor de 6,9 vezes o Ebitda dos últimos doze meses. No início deste mês, a companhia também finalizou o processo de aquisição de seis unidades da marca colombiana J&C Delícias por um valor de 3,3 vezes o Ebitda do último ano encerrado em março.

Perfil: a IMC – International Meal Company é a maior empresa de alimentação fora de casa com origem e atuação na América Latina. Atualmente possui 286 lojas, contando com mais de dez mil colaboradores no Brasil, em Porto Rico, na República Dominicana, no Panamá, no México e na Colômbia. As operações da IMC foram iniciadas em 2006 pelo fundo de private equity Advent International, com o objetivo de desenvolver negócios no setor de varejo de alimentação. A IMC é detentora de um portfólio de marcas de amplo reconhecimento nos mercados onde opera, incluindo as marcas “Viena” e “Frango Assado”. A IMC opera em “mercados cativos”, notadamente Aeroportos, Rodovias e Shopping Centers. A primeira aquisição no Brasil aconteceu em abril de 2007, quando a IMC comprou a RA Catering, uma das líderes na área de concessão do setor de varejo de alimentação e de catering aéreo. Seis meses depois, em setembro de 2007, adquiriu o Viena, uma das maiores cadeias de restaurantes do Brasil. Em 2008, a IMC assumiu a rede de restaurantes Frango Assado.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira