Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

15/05/2012 - 09:02

Concessão onerosa do Complexo Expoville trará mais competitividade ao turismo de eventos e negócios de Santa Catarina

Prefeitura de Joinville realiza licitação do tradicional espaço para fomentar o mercado de eventos da região.

No próximo dia 31 de maio, a Prefeitura de Joinville, por meio da Fundação Turística, vai receber as propostas para a licitação do Complexo Expoville, um dos maiores e mais tradicionais centros de eventos de Santa Catarina.

Tendo como exemplo experiências bem sucedidas em diferentes esferas da Administração Pública, a Prefeitura de Joinville optou pela concessão de direito de uso e exploração comercial, concomitante à execução de obras de reforma e ampliação do equipamento público, que possui 209.081,71 metros quadrados.

Amparado pela Lei Geral de Licitações 8.666/93 e pela Lei 8.987/95, que trata das concessões de serviços, o processo licitatório da Expoville será realizado na modalidade concorrência, tipo maior oferta e melhor técnica, e concederá à empresa ou consórcio vencedor o direito de explorar comercialmente o complexo durante 25 anos. No decorrer desse período, o investimento mínimo será de R$34.258.357,47, conforme previsto em edital.

Cabe destacar que o direito à exploração comercial do complexo estará devidamente autorizado logo após a assinatura do contrato. Já ao final dos 36 primeiros meses de concessão, a empresa administradora deverá ter concluído a construção do novo Centro de Convenções, bem como as obras complementares do Expoville (ampliação e reforma do Pavilhão Nilson Bender e do Megacentro Wittich Freitag, do Moinho estilizado, da casa em estilo Enxaimel, do restaurante do lago, Parque de Lazer e urbanização do setor de negócios).

Para a diretora presidente da Fundação Turística de Joinville, Maria Ivonete Peixer da Silva, a reforma e ampliação do Complexo Expoville será um grande marco para o segmento de eventos e negócios tanto em Joinville, como em todo o Estado catarinense. “Com a reestruturação dos pavilhões e do Complexo Expoville como um todo, a nossa cidade será mais competitiva para a captação de grandes eventos, nacionais e internacionais, como feiras e congressos, que movimentarão ainda mais toda a economia local e estadual”,avalia.

Modernização e competitividade -De acordo com Maria Ivonete, a escassez de recursos públicos e a morosidade dos processos administrativos necessários para a manutenção e desenvolvimento da Expoville, são alguns dos fatores que justificam a escolha pela concessão.

Não obstante, a atuação direta de empresas especializadas, pertencentes à iniciativa privada, garantirá ao Complexo Expoville melhor exploração do seu potencial comercial, bem como benefícios para a comunidade em geral, já que o espaço continuará pertencendo ao patrimônio da cidade e receberá benfeitorias destinadas ao uso público.

A Fundação Turística também espera que os projetos apresentados pelas empresas concorrentes possam trazer novas possibilidades em relação aos idealizados pela Prefeitura de Joinville.

“As obras descritivas do projeto do Complexo Expoville foram elaboradas pelo IPPUJ (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville), mas as empresas participantes da licitação poderão desenvolver os seus projetos técnicos. Acreditamos ter boas surpresas nas propostas”, comenta Maria Ivonete.

O Complexo Expoville - Primeiro local de Joinville destinado a feiras e eventos de grande porte, o Pavilhão Nilson Bender, conhecido como Expoville, foi inaugurado na década de 70, com área de seis mil metros quadrados e capacidade para receber até 20 mil pessoas.

Em 2006, o complexo foi ampliado com a construção do Megacentro Wittich Freitag, um novo espaço para atender à demanda de grandes feiras e eventos, que ressalta o forte perfil econômico da cidade.

Além das amplas instalações, o Complexo Expoville destaca-se por estar localizado na maior cidade de Santa Catarina e situado de forma estratégica entre as capitais Florianópolis (SC) e Curitiba (PR), às margens da BR-101.

O centro de eventos é favorecido, ainda, pela rede hoteleira de Joinville, qualificada nacional e internacionalmente; pela presença de três aeroportos (Joinville, Navegantes e Curitiba) num raio de 200 quilômetros; bem como pelo forte potencial do turismo de eventos e negócios da cidade.

A viabilização da Parceria também representa uma importante conquista para o prefeito de Joinville, Carlito Merss: “É um caminho sem volta e Joinville só tem a ganhar. Profissionalizaremos o segmento de eventos e negócios, que já é forte na cidade. Além disso, atrairemos novos investidores, serviços e profissionais”, enfatiza.

A agenda anual do Complexo Expoville conta com eventos de repercussão internacional, como a Festa das Flores, que acontece sempre em novembro e recebe turistas de diferentes partes do Brasil e do mundo.

O edital completo da licitação do Complexo Expoville está disponível no site www.joinville.sc.gov.br.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira