Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/05/2012 - 08:41

Viva o reino da Terra , por Ieda de Oliveira

A escritora, compositora e pesquisadora Ieda de Oliveira recebe o público no lançamento do livro infantil Viva o reino da Terra, da Editora Prumo. O evento acontecerá no dia 5 de maio, às 15h, na Livraria Saraiva, do Botafogo Praia Shopping, no Rio de Janeiro. Com ilustrações de Fabiana Salomão, a publicação aborda temas como ecologia e alimentação saudável de forma lúdica para o público infantil.

Concebida como roteiro de teatro pela escritora há mais de 20 anos, a obra, vencedora do Prêmio Alice da Silva Lima de texto inédito para teatro (União Brasileira de Escritores – UBE), acompanha um CD de áudio, com interpretação narrada e cantada.

Editora Prumo lança Viva o Reino da Terra, da autora Ieda de Oliveira-Lançamento do selo Pruminho aborda temas como ecologia e alimentação saudável de forma lúdica para o público infantil.

Concebida como roteiro de teatro há mais de 20 anos pela escritora, compositora e pesquisadora Ieda de Oliveira, a história Viva o Reino da Terra, vencedora do Prêmio Alice da Silva Lima de texto inédito para teatro (União Brasileira de Escritores – UBE), ganha agora as páginas de um livro, lançamento da Editora Prumo (selo Pruminho). Com ilustração de Fabiana Salomão, a publicação acompanha um CD de áudio com uma interpretação narrada e cantada da obra.

Para contar as aventuras da Imperatriz Amor-Perfeito e de seus amigos da Terra Encantada que, aos poucos, está se transformando na Terra Envenenada, Ieda de Oliveira cria um universo inspirado em assuntos que estão na ordem do dia como ecologia, sustentabilidade e alimentação saudável, e em valores como amor, amizade, tolerância e respeito. Tudo isso abordado de forma lúdica para as crianças.

A autora convida o leitor a entrar neste mundo de sonho, a brincar de pensar, escancarando as portas da fantasia para assuntos sérios, como a deterioração do planeta, a utilização de compostos químicos em detrimento de adubos naturais nos alimentos, o envenenamento progressivo da terra e a urgência da flor, “sem ranços didáticos, mas com o riso fundamental da arte”, explica a escritora.

Ieda de Oliveira transmite, com entusiasmo, energia e poesia, ensinamentos sobre como preservar a natureza e adotou uma filosofia positiva como essência da obra: “Seria bom se todos pudessem semear pequenas práticas de generosidade no seu dia. Semear sempre, antes de tudo, amor”. Segundo ela, o segredo está na capacidade de sonhar: “Mantenha o sonho vivo para não perder a esperança, a fé nas pessoas e a crença em um mundo melhor”.

Com narração da própria autora, atores e cantores do Estúdio Flautin se revezam na interpretação de personagens que levam nomes como “Conde Couve”, “D. Quiabo”, “Dona Minhoca”, “Rei Polho”, “D. Beterraba”, “Imperatriz Alface”, entre outros nomes emprestados da fauna e flora com boa dose de humor.

A escritora -Ieda de Oliveira fez Doutorado em Letras (USP), mestrado em Letras (PUC/RJ), especialização em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ) e graduação em Português/Literaturas (UFRJ). Começou a publicar seus livros em 1992 e tem recebido inúmeros prêmios pelas obras. O livro O que é qualidade em Literatura Infantil e Juvenil - com a palavra o educador, de autoria da escritora, recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) o Altamente Recomendável 2012. O título pertence a uma trilogia -- O primeiro foi O que é qualidade com a palavra o escritor, e o segundo, Com a palavra o ilustrador. Todos receberam O Altamente Recomendável E são resultados da tese de doutorado da autora -- O contrato de comunicação da literatura Infantil e juvenil --, publicada pela Editora Nova Fronteira, e também ganhadora do Altamente Recomendável e do Prêmio José Guilherme Merquior de Crítica Literária da UBE. Ieda de Oliveira publicou também Curupira e Boitatá.

A ilustradora -Fabiana Salomão ilustra livros infantis desde 1995, quando ainda cursava a Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Encantada com a literatura infantil, resolveu cursar Letras, o que a ajudou a mergulhar ainda mais no universo da literatura infanto juvenil.

Prumo -Fundada por Paulo Rocco, responsável pela editora Rocco, a Prumo funciona em São Paulo com equipe própria e independente. A linha editorial é bem diversificada, inclui títulos nas áreas de ficção, não-ficção e infanto juvenil. O objetivo é oferecer ao leitor um catálogo amplo, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, além de títulos de referência e livros atraentes para o público jovem e infantil.

Livro: Viva o Reino da Terra | Editora Prumo |Selo: Pruminho | Autor: Ieda de Oliveira | Ilustrações: Fabiana Salomão| Formato: 21 × 24 cm| 64 Páginas | ISBN: 978-85-7927-152-6 | Acabamento: Capa dura + CD | Preço: R$ 49,90.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira