Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Petrobras e Ecopetrol anunciam novas parcerias


A Petrobras assina hoje com a Ecopetrol, estatal colombiana de petróleo, contrato para o desenvolvimento do campo de Tibú, na Colômbia, situado cerca de 500 quilômetros ao norte de Bogotá, próximo à fronteira com a Venezuela. A Petrobras participará com 55% dos investimentos no Plano de Desenvolvimento, terceira fase do projeto, e ficará com 40% da produção total do campo.

O contrato será assinado pelo presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, que participa, em Cartagena, da II Colômbia Oil & Gás Investment Conference 2006. A convite dos organizadores do evento, Gabrielli proferiu palestra, esta manhã, sobre "O desenvolvimento da estratégia da Petrobras na América Latina".

Como resultado das atividades que realizarão no campo de Tibú, Petrobras e Ecopetrol estimam que as reservas adicionais possam ser superiores a 100 milhões de barris, o que aumentaria a produção atual de 1,8 mil barris de petróleo diários (bpd) para mais de 15 mil bpd. A Petrobras será responsável pela execução das atividades do projeto, com o objetivo de gerar produção adicional, e a Ecopetrol continuará sendo a operadora do campo.

A primeira fase do projeto para o desenvolvimento adicional da área de Tibú tem início previsto para janeiro de 2007 e consiste em uma etapa inicial de dois anos e meio. Neste período, a Petrobras investirá US$ 40 milhões em estudos e trabalhos que determinarão o potencial real do campo, além de agregar tecnologia e experiência ao projeto, reduzindo as incertezas existentes e o risco associado.

O campo de Tibú iniciou produção em 1944 e alcançou seu pico de produção em 1955, com 26 mil barris por dia. A sua produção acumulada totaliza 247 milhões de barris de petróleo. Atualmente, o campo conta com 129 poços ativos, entre produtores de petróleo e injetores de água. Os óleos produzidos são considerados leves, variando de 32 a 50 graus API (escala adotada pelo Instituto Americano de Petróleo - American Petroleum Institute).

Parceria também no Brasil - Paralelamente às atividades desenvolvidas na Colômbia, Petrobras e Ecopetrol iniciaram uma parceria para a exploração de um bloco no estado brasileiro da Bahia, em uma área de 170 quilômetros quadrados, adquirida no leilão promovido na semana passada pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). A Petrobras atuará em associação com a empresa colombiana no bloco exploratório Tucano 156, localizado na Bacia de Tucano Sul, a 90 quilômetros do litoral baiano. A Petrobras detém 70% de participação e a Ecopetrol será a operadora, com 30%. Esta parceria representa o início do processo de internacionalização da Ecopetrol.

Foi na Colômbia que a Petrobras iniciou suas atividades no exterior, em 1972. Em 2000, a Companhia fez a maior descoberta dos últimos 15 anos na Colômbia: o Campo de Guando, com reservas de 120 milhões de barris de petróleo. Este campo, situado no estado de Tolima, 100 quilômetros a sudoeste de Bogotá, é uma das áreas onde a Petrobras atua, em sociedade com a Ecopetrol, em projetos de desenvolvimento na Colômbia.

A Petrobras é a terceira maior operadora privada na Colômbia, com uma produção total operada no país de 46 mil barris de petróleo equivalente por dia (boed) e reservas provadas de 36,6 milhões de barris de petróleo equivalente. A Companhia teve, em 2005, um faturamento bruto de US$ 310,5 milhões. | Crédito da foto: Divulgação Petrobras

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira