Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

27/04/2012 - 07:45

Ministro Lobão sugere parceria entre Petrobras e Eike Batista para melhorar eficiência de refinarias de petróleo

Rio de Janeiro – O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, disse no dia 26 de abril (quinta-feira), que a parceria entre os capitais público e o privado é uma opção para melhorar a eficiência e aumentar a capacidade das refinarias de petróleo no Brasil – que, segundo ele, não são suficientes para suprir a demanda do país. Lobão sugeriu que a Petrobras se associasse ao grupo EBX, do empresário Eike Batista.

“A Petrobras está construindo várias refinarias, algumas de grande porte e custo elevado, e acatamos parcerias com empresas privadas, quaisquer que sejam suas origens, mas que terão que se subordinar à legislação brasileira. Eike Batista, o maior empresário brasileiro e um dos maiores do mundo, poderá, sim, associar-se a Petrobras em alguns empreendimentos”, informou o ministro.

Sobre a crise da concessionária Celpa, distribuidora de energia no Pará que entrou em recuperação judicial [medida legal para evitar falência], Lobão explicou que o governo, sócio da empresa, está prestando ajuda e que, dentro da lei, pode ajudar ainda mais para evitar que falte energia elétrica no estado. Segundo Lobão, o governo não pensa em assumir o controle da Celpa.

O ministro participou nesta quinta-feira do lançamento do programa educacional Energia que Transforma, parceria entre o ministério, por meio das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), e a Fundação Roberto Marinho.

Em seu discurso, o Lobão defendeu usinas hidrelétricas como fonte de energia limpa e criticou quem combate a construção da Usina Belo Monte, no Pará.

“Não há energia melhor no mundo. Nenhum índio será removido do local onde mora ou molestado pela usina [Belo Monte]. Essa é uma desinformação que ultrapassa nossas fronteiras e invade o mundo deliberadamente”, disse o ministro.

Nesta tarde, o Lobão visitará, acompanhado da presidenta Dilma Rousseff, o porto do Açu, na região noroeste fluminense. O empreendimento em construção é de Eike Batista e está previsto para ser o 3º maior porto do mundo.| Flávia Villela/ABr.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira