Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

24/04/2012 - 11:01

Banco PanAmericano contrata serviços de outsourcing da ATIVAS

Instituição escolhe primeiro data center Tier III da América do Sul para hospedar seus servidores e gerenciar serviços de backup e monitoração.

A ATIVAS, empresa de Tecnologia da Informação (TI) dos grupos Asamar e Cemig, foi contratada pelo Banco PanAmericano para prover serviços de outsourcing e administrar sua infraestrutura de TI. A empresa vai disponibilizar uma estrutura de site backup, que inclui políticas de backup e de proteção contra downtime não planejado, planos de recuperação de desastres, sistemas de prevenção contra intrusos, monitoração e service desk 24x7.

O contrato permitirá que o banco mantenha o foco em seu core business, ganhe escalabilidade, reduza custos operacionais, simplifique as operações de TI, de forma a assegurar ainda mais competitividade a suas operações. Além disso, por estar em conformidade com as normas do Banco Central, o site backup, hospedado em uma infraestrutura robusta e confiável, traz mais segurança aos negócios do Banco PanAmericano.

A empresa também gerenciou a migração dos servidores do banco, antes localizados em um escritório em São Paulo, para hospedagem em seu data center, situado em Belo Horizonte (MG). Além disso, vai disponibilizar uma área de trabalho exclusiva e equipada em seu ambiente em São Paulo, denominada Work Area, para os profissionais da instituição financeira.

O gerente de transição da ATIVAS, Jamerson Nascimento, explica que o Banco PanAmericano precisava de um ambiente seguro, descentralizado e próprio para equipamentos de TI, com sistema de combate a incêndio, climatização, energização e conectividade, levando-se em consideração a criticidade de seus sistemas centrais de informação e a importância da comunicação entre suas unidades. O banco e seus clientes passam a contar com a infraestrutura e a robustez do primeiro data center Tier III da América do Sul e certificado pela TÜV Rheinland, atestados que garantem alta disponibilidade, confiabilidade e segurança das informações e dos serviços prestados pela ATIVAS.

Migração do ambiente -De acordo com Jarmerson Nascimento, a migração dos equipamentos é uma operação delicada. Por isso, envolveu 15 profissionais especializados em segurança, redes, backup, banco de dados, monitoração, entre outras disciplinas, e foi planejada e executada em quatro etapas, junto à área de TI do Banco PanAmericano: estratégia e determinação do projeto de transição; detalhamento e validação do projeto; movimentação do ambiente do cliente para o data center da ATIVAS e operação dos serviços de site backup.

O projeto durou cinco meses e a mudança de ambiente foi concluída em um final de semana. “Criamos uma equipe específica para detalhar e reduzir os riscos da migração, que demanda também investimento em seguros, transporte, escolta de equipamentos, testes antes e depois da ação, entre outros pontos. A operação foi muito bem sucedida”, assegura.

A ATIVAS, empresa de Tecnologia da Informação (TI) pertencente aos grupos Asamar e Cemig, posiciona-se no mercado como Managed Service Provider (MSP). Para tanto, atua fortemente na gestão de serviços de TI de seus clientes, compromissada com os Service Level Agreements (SLAs) exigidos pelos diversos negócios, segmentos e fornecedores, e em conformidade com a norma ISO 20000. Possui outras importantes certificações internacionais como Tier III da Uptime Institute e TÜV Rheinland.

A empresa trabalha com um vasto portfólio e oferece soluções inovadoras em cloud computing e no modelo Software as a Service (SaaS), que permitem ao cliente ampliar rapidamente o contrato de acordo com sua demanda. A ATIVAS possui uma das mais modernas infraestruturas de data center do mundo em segurança e contingência, concebido no conceito de virtualização fim-a-fim —virtualização nas camadas rede, servidores/aplicações e storage.

O PanAmericano (BPNM4) é um dos principais bancos focados no financiamento ao consumo para pessoas físicas das classes B, C, D e E. Diferencia-se dos seus principais concorrentes pelo portfólio extenso de produtos e serviços oferecidos neste segmento, que inclui financiamento ao consumo, crédito hipotecário, seguros e financiamento a empresas. Presente em todo o território nacional, o PanAmericano conta com 237 pontos de venda e presença em 6.891 concessionárias e revendedoras de veículos novos e usados.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira