Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2012 - 08:37

SAE BRASIL discutirá os desafios da cadeia nacional de logística em Porto Alegre-RS

Encontro de engenheiros visa debater os desafios e a importância estratégica da logística como indutor de investimentos no Brasil.

Discutir possíveis melhorias e formas de tornar a cadeia logística no Brasil mais competitiva é o objetivo do 2º Simpósio SAE BRASIL de Logística Automotiva e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. O encontro realizado pela Seção Regional Porto Alegre da SAE BRASIL acontecerá dia 26 de abril, das 9h às 17 h15, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Para Carlos Panitz, chairman do encontro, o caminho para um crescimento sólido e sustentável do Brasil exige que as empresas e o governo desenvolvam estratégias e políticas que alavanquem investimentos e a atividade econômica local, tanto produtiva quanto de serviços. “Projetos de longo prazo não se perenizam apenas com benefícios temporários ou artificiais, como condição cambial favorável ou renúncia fiscal, mas por meios reais de ganhos de competitividade”, argumenta.

Manter no Brasil uma cadeia de suprimentos ágil e sincronizada é algo muito custoso para as corporações, pois vários fatores contribuem para dificultar esse processo, como estradas ruins, grandes congestionamentos, altos impostos, entre outros. “Para investir por aqui uma empresa precisa analisar muito bem as condições de logística e a sua estratégia de sourcing, pois se esse custo for elevado o investimento poderá não se concretizar ou, se já realizado, poderá não obter o retorno esperado”, acrescenta o chairman.

Por isso, entre os temas abordados estarão os desafios de logística e de gestão de cadeia existentes hoje, que as empresas e o governo brasileiro precisam vencer. “Iremos debater essas dificuldades e o quanto o País perde por não ter bom escoamento de sua produção”, explica Panitz.

O simpósio contará com a participação de empresas como Renault, VW e Mercedes-Benz, que apresentarão cases de como conseguiram resolver e administrar as dificuldades de logística e, também, de representantes do governo, que irão falar sobre o que é necessário para alavancar e o quanto é preciso investir para que esse gargalo seja sanado para tornar o setor competitivo.

Panitz destaca que o ponto mais alto do encontro será o momento dos painéis, pois haverá espaço para discussão dos temas entre os palestrantes e participantes. “A interação é necessária, pois proporciona grande troca de ideias e experiências, e isso deixa nosso simpósio muito mais rico”, diz.

Vagner Galeote, presidente da SAE BRASIL, também afirma que é muito importante o fomento deste debate, pois a logística influencia diretamente na mobilidade. “Os simpósios da SAE são fóruns adequados para as discussões dos assuntos da mobilidade, pois reúnem os melhores especialistas em debates que aprofundam os temas na medida necessária ao desenvolvimento da engenharia para fazer frente aos desafios da competitividade”, avalia o executivo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira