Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2012 - 07:54

Braile Biomédica conquista o Prêmio Inova Saúde 2012


Case vencedor traz a primeira válvula cardíaca nacional para implante minimamente invasivo.

O Prêmio Inova Saúde 2012, idealizado e promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), foi conferido à Braile Biomédica, indústria brasileira fabricante da primeira válvula cardíaca nacional para implante minimamente invasivo. A premiação aconteceu durante evento comemorativo aos 50 anos da associação, no Espaço Rosa Rosarum, em São Paulo/SP.

O fundador da Braile Biomédica, o cardiologista Dr. Domingos Braile, recebeu das mãos do presidente da ABIMO, Sr. Franco Pallamolla, o troféu e um cheque no valor de cinquenta mil reais que o Prêmio Inova Saúde destina à empresa vencedora. Em seu discurso, dedicou a conquista ao Professor Eurícledes de Jesus Zerbini, em comemoração ao centenário do seu nascimento, destacando que o sonho desse pioneiro em transplantes cardíacos no Brasil era que o nosso país passasse de importador a exportador de tecnologia médica.

O Prêmio INOVA SAÚDE, que na edição 2012 contou com vinte e cinco empresas concorrentes, tem o objetivo de estimular a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias pelas empresas associadas da ABIMO, aumentando o patamar tecnológico da indústria brasileira em benefício da saúde humana.

Case vencedor - A válvula Inovare é utilizada na substituição, via cateter, da válvula aórtica, procedimento necessário nos quadros de estenose aórtica grave, um estreitamento irregular da válvula aórtica que dificulta o fluxo sanguíneo do coração para o corpo todo. Por ter viabilizado a restauração do coração de pacientes graves sem a necessidade de cirurgias de grande porte (que exigem abertura do tórax e parada do coração), a válvula brasileira Inovare tem conquistado importantes prêmios no Brasil e o reconhecimento da comunidade médica internacional.

A Inovare foi desenvolvida pela Braile Biomédica em colaboração com a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), com apoio da Fapesp (Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo). O implante da válvula transcateter, procedimento reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina, é considerado uma das grandes revoluções no tratamento de doenças valvulares cardíacas. A válvula pode ser implantada por um corte mínimo, sendo conduzida até o peito por meio de um cateter. Durante o procedimento, o coração continua batendo e não há necessidade do equipamento de circulação extracorpórea. A recuperação é rápida e o tempo de internação, consequentemente, mais curto.

Braile Biomédica - Fundada em 1977 pelo cirurgião cardiovascular Prof. Dr. Domingo Braile, precursor e idealizador no Brasil das válvulas cardíacas biológicas de pericárdio bovino, a empresa localiza-se em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, tem status de indústria de pesquisa e fomento de tecnologia nacional, sendo centro de excelência na indústria médica brasileira. Única no segmento com tecnologia 100% nacional, a Braile Biomédica possui as seguintes divisões de produtos: Cardiovascular, Biológica & Soluções; Eletromédica, Endovascular e Oncologia.

A ABIMO já começa a organizar o Prêmio Inova Saúde 2013.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira