Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2012 - 12:53

Índice Aon de Maturidade em Riscos

Pesquisa da Aon mostra às empresas como melhorar performance na gestão de riscos .

O Brasil já é a sexta maior economia do mundo e as empresas despertam para questões de gerenciamento de riscos, governança corporativa e processos de tomada de decisões da diretoria. Para auxiliar as empresas nesse processo, chega ao País o Índice Aon de Maturidade em Riscos, primeira ferramenta deste tipo desenvolvida sobre a Classificação de Maturidade em Riscos das organizações, com comentários para melhorias.

“O estudo é gratuito, para todo o tipo de empresa, inclusive as que não são nossos clientes, com confidencialidade assegurada e um relatório que aponta o que deve ser melhorado na organização”, explica Luciana Salles, gerente de Relacionamento com o Cliente da Aon.

Segundo Alexandre Botelho, diretor da Aon Global Risk Consulting (AGRC), o estudo resulta de uma parceria com a Escola Wharton da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, para o desenvolvimento do Índice e realização de uma pesquisa conjunta sobre a correlação entre as práticas de gerenciamento de riscos e o desempenho das empresas.

O Índice associa a experiência e conhecimentos da Aon Risk Solutions (ARS), Aon Global Risk Consulting (AGRC) e Aon Hewitt (AH), em um questionário de fácil entendimento.

Após o preenchimento das 125 questões – que demandam de 30 a 35 minutos para ser respondidas – os participantes recebem uma classificação personalizada da Maturidade em Riscos, que varia entre os níveis um a cinco. Esse último indica uma empresa com capacidade bem desenvolvida para identificar, mensurar, gerenciar e monitorar riscos.

Além de um retorno imediato, aproximadamente duas semanas após o preenchimento do índice, os participantes receberão um relatório detalhado com os resultados, que fornecerá mais informações sobre a classificação da organização em relação às características e componentes de uma estrutura de gerenciamento de riscos plenamente desenvolvida.

O Índice Aon de Maturidade em Riscos oferece aos clientes: .Retorno imediato sobre o nível de maturidade, inclusive sugestões para melhorias|. Acesso a informações específicas sobre melhores práticas |.Uma plataforma para discussões e tomada de decisões estratégicas sobre gerenciamento de riscos.

As questões têm por base 10 características de maturidade avançada em riscos: .Entendimento e comprometimento com o gerenciamento de riscos em nível de diretoria como fator crítico para tomada de decisões e geração de valor |.Executivo de alto escalão que dirija e facilite os processos e desenvolvimento do gerenciamento de riscos-chave|. Transparência na comunicação de riscos|.Cultura de riscos que estimule um total envolvimento e comprometimento em todos os níveis da organização |.Identificação dos riscos existentes e emergentes por meio da utilização de dados e informações internos e externos |. Participação de interessados-chave no desenvolvimento da estratégia de gerenciamento de riscos e definição da política |.Compilação e incorporação formais de informações sobre riscos operacionais e financeiros nos processos de tomada de decisões e de governança |. Integração de conhecimentos específicos de gerenciamento de riscos nos processos de capital humano, de forma a estimular um desempenho sustentável da empresa|.Uso de métodos sofisticados de quantificação para compreensão dos riscos e demonstração do valor agregado por meio do gerenciamento de riscos|.Mudança no enfoque de evitar e atenuar riscos para alavancar opções de riscos e de gerenciamento de riscos, que gerem valor|. Todas as respostas permanecerão confidenciais e serão utilizadas apenas pela equipe da Aon e pela Wharton. Os executivos da Aon não terão acesso às questões ou à pontuação geral. [www.aon.com/riskmaturityindex] *Empresas de médio a grande portes interessadas em participarem da pesquisa podem solicitar mais informações pelo e-mail [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira