Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

04/04/2012 - 09:49

Rio já tem 43 produtores de Água e Floresta

O Comitê Guandu, que coordena as ações de preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu, responsável pelo abastecimento de água de dez milhões de pessoas (85%) da Região Metropolitana do Grande Rio, criou a figura do Produtor de Água e Floresta no Rio de Janeiro para incentivar a preservação da Mata Atlântica nas nascentes e a recuperação das suas matas ciliares dos rios da Bacia.

Iniciado em 2009, por meio de parceria entre o Comitê Guandu, o Governo do Estado do Rio de Ja­neiro, a Prefeitura Municipal de Rio Claro, o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA) e a The Nature Conservancy (TNC), o programa já contemplou 43 proprietários rurais do distrito de Lídice (Rio Claro). Todos estão sendo pagos por serviços ambientais que executam, como a recuperação de áreas degradadas e a conservação das matas ciliares dentro das propriedades na microbacia do Rio das Pedras, afluente do rio Piraí. A verba total é de R$ 111,2 mil.

Esse manancial é responsável por 15% dos recursos hídricos disponíveis no sistema Guandu, além de ser uma área de grande relevância para a biodiversidade da Mata Atlântica. Detalhes da etapa inicial de recuperação florestal, que já contabiliza 2.900 hectares de remanescentes conservados e mais de 200 hectares de áreas ciliares restauradas, serão apresentados no Fórum de Debates da ExpoaASEC-UniCEDAE, que acontecem de 11 a 13 de abril (quarta a sexta-feira), no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova.

A partir da aprovação de uma verba de R$ 1,5 milhão, a intenção do Comitê Guandu, que conta com a parceria Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA), é de ampliar a área de abran­gência do projeto para estender em 2012 o benefício aos proprietários rurais dos demais municípios da bacia do Guandu (Barra do Piraí, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Paracambi, Queimados, Seropédica e Nova Iguaçu).

Realizado pela ASEAC (Associação dos Empregados de Nível Universitário da CEDAE) e organizado pela Fagga | GL exhibitions, o evento, em sua quarta edição, atrairá cerca de 80 expositores – o triplo em relação a 2010 - e 4.500 visitantes. A exposição reúne empresas, instituições e órgãos públicos de todo o país, ligados à questão do saneamento e abastecimento de água. [www.cedae.com.br].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira