Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2012 - 09:35

O sucesso de falar em público

Falar em público, começa a ser um bicho de sete cabeças desde a infância, quando a criança por algum motivo não tem vontade de falar em certas ocasiões e logo é rotulada como tímida. Na época da escola, a prova oral também passa a ser assustadora, pois estar diante dos olhos do outro sendo testado, gera ansiedade, principalmente quando não se pode errar. Enfim, as experiências negativas do passado referentes a fala em público, podem interferir na vida adulta. Porém, através do aprendizado e da prática de técnicas de oratória, a pessoa compreende que o bicho de sete cabeças, na realidade é um fantasma criado por ela mesma .

"Na medida em que se aprende a arte de falar em público, é nítido como as pessoas ficam mais realizadas, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal ,elevando a sua auto-estima e com isso, surgem as oportunidades de crescimento pessoal. É mais comum do que podemos imaginar, o medo de falar em público. Pesquisas mostram que o medo de falar em público em alguns casos supera até mesmo o medo da morte", ressalta Karina Braga, fonoaudióloga e especialista em técnica de oratória há mais de 12 anos.

Saber o conteúdo que vai expor, pensar nas possíveis perguntas que podem ser feitas pela platéia, treinar a apresentação anteriormente, com o professor de oratória ou até mesmo com os familiares, se possível, visitar o local onde será feita a apresentação sao algumas recomendações importantes e necessárias para que o palestrante se prepare focando o sucesso de sua apresentação. "O orador que conhece e pratica as técnicas de oratória, falará bem em qualquer ocasião. Inclusive, é importante saber improvisar. ", afirma Karina. O uso de tecnologias, como power point pode ajudar na organização da fala e orientar o orador , evitando esquecimentos. "O orador deve estar preparado para usar esses recursos e também saber improvisar se a aparelhagem falhar", enfatiza

Técnicas de desinibição, impostação da voz, respiração, articulação clara das palavras sem vícios de linguagem, organização do pensamento e do discurso fluente e consciência da postura , sao alguns pontos fundamentais da técnica da oratória. Ter sucesso e desembaraço na hora da apresentação requer algumas técnicas básicas como: Sentir a respiração acalma. Inspire o ar pelo nariz e solte-o suavemente pela boca, Sentir os pés em contato com o chão e olhar nos olhos da platéia, Falar com energia e soltar a voz, gera confiança, Ter sempre água por perto para beber se precisar, e estar com uma vestimenta adequada que se sinta confortável .

A oratória é uma grande arte. Se libertar do medo de falar em público e sair do anonimato, é perfeitamente possível, através do aprendizado e da prática das técnicas de oratória. "Tomar essa decisão é um ato de coragem que trará como resultado a auto-estima e a realização pessoal e profissional abrindo caminhos para o sucesso", finaliza a fonoaudióloga Karina Braga.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira