Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/03/2012 - 08:33

Vencedores do 4º Concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários visitam empresas do Vale do Silício, nos EUA

Alunos e professores que ganharam a viagem do Sebrae/SC conheceram empresas referências em inovação como Google, Cisco, Oracle, Wikimedia e Yahoo!, e trouxeram muita experiência na bagagem.

Quando embarcaram para os Estados Unidos no dia 3 de março, o sentimento dos alunos participantes era o mesmo: uma grande euforia para ver de perto o funcionamento de empresas conhecidas no mundo inteiro. Mas a viagem de nove dias superou as suas expectativas. O resultado foi o grande aprendizado que levarão para suas vidas e a abertura de novos horizontes aos quatro alunos vencedores do 4° Concurso Estadual de Plano de Negócios para Universitários, promovido pelo Sebrae/SC.

Cristiano Ezaquiel Zago (UNOESC), Eunice de Mattos Miranda (FURB), Jéssica Serafim dos Santos (UFSC) e Lucimara da Cunha (FURB), além das duas professoras indicadas no ato da inscrição, Neidi Krewer Cassol (UNOESC) e Ida Luciana Martins Noriler (FURB), foram os felizardos que ganharam essa viagem para o Vale do Silício.

Ao todo, eles conheceram 13 instituições, entre elas Google, Yahoo!, Oracle, Wikimedia, Waze, Plug and Play Tech Center, Cisco, Tabula, Museu da Intel, a loja oficial da Apple e a Stanford University. Nas visitas, tiveram a oportunidade de conversar com executivos dessas empresas, que receberam muito bem os participantes. Foram feitas visitas técnicas em laboratórios, debates em salas de reuniões e visitação em algumas dependências das empresas.

“Os alunos comentaram muito sobre a universidade, pois puderam conhecer um outro ambiente de estudo, muito diferente do nosso. E tivemos sorte de encontrar um aluno brasileiro, que estuda na Universidade de Stanford e nos explicou a metodologia e como ingressou no curso de MBA na Universidade de Stanford, motivando a todos a nunca ter medo de errar, se errar você aprende e se preocupar menos com o que os outros pensam. O pior que pode acontecer é que você vai aprender muito”, conta Ademir Marcon, Gestor de Projetos do Instituto de Estudos Avançados (IEA), que acompanhou os alunos.

Para o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, que também acompanhou os alunos, o ponto alto da viagem foi justamente essa troca de experiências. “Ter contato com brasileiros que trabalham lá e os próprios americanos, acredito que tenha sido a maior vantagem da viagem. Essa troca de informações é extremamente valiosa para esses estudantes”, conclui.

Para Jéssica Serafim dos Santos, todas as visitas foram de extremo aprendizado, mas o que mais lhe chamou a atenção foi a empresa Google, pelo fato de acreditarem tanto nos profissionais que trabalham para eles. “Eles têm um mecanismo de atuação muito diferente do nosso, que vale ser adaptado pelas empresas brasileiras. Essa semana foi muito intensa, com muita informação, mas posso dizer que eu voltei diferente para o Brasil, foi uma ótima oportunidade”, revela.

Considerado uma tradicional competição, o concurso Estadual de Plano de Negócio para Universitários, do Sebrae/SC, tem como principal finalidade estimular a cultura do empreendedorismo, promover a prática do planejamento empresarial no ambiente acadêmico e despertar o interesse dos jovens universitários no planejamento de negócios. “Essa é uma iniciativa do Sebrae de Santa Catarina que se tornou referência nacional e, hoje, é adotado em outros estados. Isso comprova que os jovens brasileiros são, cada vez mais, desafiados a empreender para terem sucesso”, afirma Anacleto Ortigara.

O concurso de 2011, dividido em quatro categorias – Indústria, Comércio, Serviços e Agronegócio –, teve como tema “Quem tem espírito empreendedor vai mais longe”. Foram quase três mil inscrições e a participação de 48 universidades. E esse ano os estudantes terão uma nova oportunidade para participar. As inscrições para a 5ª edição do Concurso iniciam no final do mês de maio.

O portal EaD SENAR é uma iniciativa do SENAR e tem o intuito de contribuir com a formação e a profissionalização das pessoas do meio rural e consequentemente aumentar a rentabilidade dos seus negócios e garantir a sustentabilidade do meio ambiente. [http://eadsenar.canaldoprodutor.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira