Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/02/2012 - 11:08

Carnaval Limpo: Ação da Sebastiana e Globo Rio coletou mais de 7 toneladas de lixo durante o carnaval do Rio


Latas de alumínio, garrafas pet, papel e vidro foram recolhidos durante os desfiles dos 12 blocos da Sebastiana. O Carnaval Limpo, ação realizada pela Associação de Blocos da Zona Sul, Santa Teresa e Centro, a Sebastiana, e a Globo Rio, coletou 7.356,5 quilos de material reciclável durante os 14 desfiles dos 12 blocos da associação (Carmelitas e Simpatia é Quase Amor, desfilam duas vezes). O resultado foi quase o dobro do registrado no Carnaval do ano passado, que chegou a quatro toneladas. O saldo positivo reflete a crescente conscientização dos foliões e o aprimoramento da ação que completou quatro anos. A iniciativa conta ainda com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Os blocos que fazem parte da Sebastiana reconhecem a responsabilidade de ajudar na limpeza das ruas depois dos desfiles. “Queremos fazer a nossa parte, deixar limpas as ruas dos bairros por onde passamos, diminuir o impacto do que geramos. Essa ação também é uma forma de os blocos ajudarem na geração de emprego e renda”, explica a presidente da Sebastiana, Rita Fernandes.

Ao todo, mais de 200 catadores selecionados e capacitados pela Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom), instituição parceira da Sebastiana na ação, participaram da coleta seletiva de latinhas de alumínio, papel, embalagens de plástico e vidro. Além da renda obtida com a venda do material coletado, os catadores também receberam diária remunerada, auxílio alimentação e transporte.

A Febracom congrega 48 cooperativas de coleta seletiva de materiais recicláveis no Estado do Rio de Janeiro. Além de dois caminhões de lixo, diferentes cooperativas irão trabalhar do apoio aos desfiles da Sebastiana, num total de 248 diárias.

Perfil - A Sebastiana é a Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Santa Teresa e Centro da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, fundada em 2000 por diretores de alguns dos mais tradicionais blocos de rua da cidade. São eles: Bloco da Ansiedade, Bloco do Barbas, Bloco das Carmelitas, Bloco de Segunda, Bloco Virtual, Escravos da Mauá, Gigantes da Lira, Imprensa que eu gamo, Meu Bem,Volto já!, Que merda é essa?, Simpatia é Quase Amor, Suvaco do Cristo.

Quantidade coletada por bloco:

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira