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29/02/2012 - 09:37

CESVI Brasil identifica a disponibilidade de ABS no mercado

Levantamento aponta em 67% as versões de veículos com o sistema ABS instalado de fábrica em relação ao total oferecido no mercado.

Desde 2007, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) realiza um levantamento sobre a disponibilidade do sistema ABS (antibloqueio de frenagem) nos veículos novos comercializados no País. Esse mapeamento possibilita que o consumidor tenha informações para a escolha do carro novo: identificar as vantagens de contar com sistemas de segurança que podem evitar um acidente grave e comparar valores e benefícios de cada veículo.

O levantamento aponta se os veículos possuem esse item de série, como opcional, ou ainda não apresentam esse dispositivo. Além do ABS, a quinta edição do mapeamento verificou os modelos que também dispõem do sistema ESP (sistema eletrônico de estabilidade); realizou um comparativo da presença desses itens no mercado brasileiro e argentino; e ainda apresentou gráficos que indicam a porcentagem de veículos com os sistemas por montadora. Um dos destaques do mapeamento é que 67% dos veículos têm ABS disponível de fábrica, porém a oferta para os veículos populares (categoria hatch compacto) ainda é de 17%, mais 38% que é oferecido como opcional.

Resultados-O CESVI Brasil colheu informações de 767 versões de veículos nos sites das montadoras, em centrais de atendimento, concessionárias e catálogos. As informações correspondem à situação dos veículos comercializados até novembro de 2011; versões lançadas a partir de dezembro não foram consideradas.

Desde a edição anterior do levantamento, em 2010, houve a entrada de novas montadoras no mercado brasileiro como Aston Martin, Jac Motors e Chery. Em 2008, entre as 323 versões estudadas, apenas 90 veículos tinham ABS de série: 27,8% do total. Três anos depois, a quantidade de versões de veículos com o sistema instalado de fábrica subiu para 518 (67% do total que há nas concessionárias). Desses 67%, 41% possuem também o sistema ESP. Já a disponibilidade do ABS na categoria hatch compacto ainda é de 17% de série, mais 38% que é oferecido como opcional.

A partir de 2014, todos os veículos novos do mercado brasileiro, nacionais ou importados, devem contar com ABS como item de série. O cronograma para a adaptação das montadoras à obrigatoriedade já estabelece que, a partir de janeiro de 2012, 30% dos modelos devem ter ABS de série. Em 2013, esse índice subirá para 60%, até chegar a 100% em 2014.

Comparativo com a Argentina-O levantamento ainda identificou que, entre os veículos importados dos Estados Unidos e da Europa, a oferta de ABS é geral, evidenciando que, nesses países, o consumidor faz questão da presença do sistema. Na Argentina 69% dos veículos têm ABS de série, sendo 50% com sistema ESP. Entretanto, em relação à quantidade de veículos em que o sistema pode ser incorporado como opcional, apenas 20% dos veículos brasileiros não têm ABS disponível, enquanto na Argentina esse índice é de 23%.

Marcas -Com ABS em 100% dos modelos: Aston Martin; Audi/ BMW; Chery; Chrysler; Dodge; Jac Motors; Jaguar; Jeep; Lexus; Lifan; Mahindra; Maserati; Mini; Porsche; Smart; Subaru; Volvo. Sem ABS nenhum no Brasil: Chana; Effa; Lobini; Tac; Troller.

Os sistemas de segurança -O sistema ABS é um componente de segurança ativa que garante maior segurança em situações de emergência – impede o bloqueio das rodas durante a frenagem, permitindo que o veículo continue manobrável e o motorista possa desviar de obstáculos mesmo durante uma frenagem total.

Dependendo das condições de atrito da pista, se o veículo não tiver o sistema de antitravamento, um breve acionamento do pedal de freio pode ser suficiente para bloquear as rodas. Nesse caso, o veículo não reage mais aos movimentos do motorista ao volante. O sistema ABS mantém a dirigibilidade do veículo, permitindo que se desvie de um obstáculo mesmo numa frenagem de pânico.

Já o ESP é um sistema que realiza o controle de estabilidade direcional do veículo em curvas muito rápidas e desvios bruscos. Este sistema é composto pelas funções ABS e TCS (sistema de controle de tração).

Frenagem com o ABS -Em frenagens de emergência, pressione o pedal do freio e mantenha a pressão sobre ele com máxima força. A unidade eletrônica do ABS atuará para que as rodas não travem, mantendo a dirigibilidade durante a frenagem.

Nessas frenagens fortes, um tremor no pedal é característico do ABS, pois a ação do sistema provoca uma rápida variação da pressão nos freios para que as rodas não travem. Muitos motoristas aliviam a pressão no pedal ao sentirem o tremor, mas é um procedimento errado. O correto é manter a pressão até que se atinja a velocidade adequada para o desvio do obstáculo, com segurança, ou a parada total do veículo.

O CESVI Brasil -Fundado em 1994, o CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária e veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e também para a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), um conselho internacional de centros de pesquisa com os mesmos objetivos. [www.cesvibrasil.com.br | www.twitter.com/cesvibrasil] www.clubedasoficinas.com.br].

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