Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2012 - 09:51

Scania entrega 10 novos ônibus a etanol na cidade de São Paulo


Novas unidades serão operadas pela viação Tupi Transportes; veículos podem emitir até 90% menos gás carbônico na atmosfera que o diesel.

São Paulo- A Scania, montadora sueca pioneira na tecnologia de motores a etanol, entrega 10 ônibus para a Tupi Transportes. As novas unidades circularão a partir de janeiro na capital paulista, que agora passa a contar com 60 veículos movidos a etanol em sua frota.

“O etanol é uma alternativa interessante para substituirmos o diesel com foco na redução de emissão de poluentes. Todas as possibilidades do mercado eram apenas experiências e a Scania nos deu um produto com eficiência consolidada”, explica José Sergio Pavani, sócio-administrador da Tupi Transportes.

As unidades adquiridas pela Viação Tupi Transportes são do modelo K 270 6x2 de 15 metros com piso baixo. Os modelos fazem parte da terceira geração da tecnologia etanol da Scania. Combustível proveniente da cana de açúcar e com maior potencial para redução de emissões de CO2, o etanol pode emitir até 90% menos gás carbônico na atmosfera que o diesel. Ele ainda proporciona a redução de material particulado, NOx (óxidos de nitrogênio) e hidrocarbonetos.

“Acreditamos muito no etanol e seu desempenho será medido para uma futura ampliação da frota. Quando isso acontecer, a Scania será a primeira alternativa”, completa Pavani.

Para Wilson Pereira, gerente executivo de Vendas de Ônibus da Scania Brasil, o uso de tecnologias sustentáveis avança no País. “Os resultados da Scania na venda de ônibus a etanol apontam que existe uma forte demanda no setor de transportes para soluções sustentáveis e nós estamos prontos para atendê-la”, afirma.

Com a entrega das dez unidades para a Tupi e com as 50 entregues para a Viação Metropolitana, em maio, a cidade de São Paulo agora tem 60 ônibus a etanol. O objetivo da prefeitura é substituir, até o final de 2018, toda a matriz energética de sua frota de 15 mil ônibus por combustíveis renováveis.

A alta tecnologia dos modelos a etanol Scania atende a legislação européia de emissão de poluentes EURO 5, norma obrigatória pela União Européia desde 2009 e que entra em vigor no Brasil somente em 2012 com o Proconve P7. Os veículos também respeitam a norma europeia EEV (Enhanced Environmentally Friendly Vehicles), ainda mais rigorosa que a Euro 5.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira