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12/01/2012 - 10:15

Infrabel concede à Alstom um contrato para aumentar segurança da rede ferroviária na Bélgica

A operadora ferroviária belga Infrabel e a Alstom assinaram recentemente um contrato para dar continuidade à implementação do Sistema Europeu de Gestão de Tráfego Ferroviário (ERTMS)[1] na Bélgica. O contrato cobre provisões para equipamento e configuração de 4.000 sinais, além de um contrato de manutenção de 15 anos. Segundo o acordo, a Infrabel fez à Alstom um pedido no valor de €29,5 milhões para o fornecimento de equipamentos Atlas 100[2] e TBL1+. A Infrabel ficará encarregada da instalação do equipamento. O valor total do contrato poderá chegar a €47,5 milhões.

O sistema de auxílio ao condutor TBL1+ e o sistema de controle de velocidade ETCS [3] são essenciais para a segurança ferroviária. Eles acionam a frenagem automática quando um trem ultrapassa o limite de velocidade autorizado, enquanto se aproxima de um sinal que exige parada, bem como a frenagem automática quando tais sinais são ultrapassados.

Colocados em intervalos regulares ao longo do trilho, os feixes se comunicam diretamente com os equipamentos ETCS a bordo dos trens. Essa disposição tem inúmeras vantagens. Ela controla de forma contínua a velocidade máxima autorizada dos trens e garante a interoperabilidade por todo o sistema europeu, tornando desnecessário equipar trens que cruzam fronteiras com vários sistemas diferentes.

Os equipamentos estão previstos para entrega entre 2013 e 2018, de acordo com um cronograma de implementação acelerada para o TBL1+. Em uma segunda fase, depois que o software for atualizado, a tecnologia será colocada em total conformidade com o padrão pan-europeu ETCS até o ano de 2022. Com a ajuda da Alstom, a Infrabel está superando todos os obstáculos para transformar a rede ferroviária da Bélgica em uma das três mais seguras da Europa.

“Este pedido mostra que a tecnologia comprovada da Alstom é reconhecida por cumprir o padrão ETCS a um preço competitivo,” confirma Marcel Miller, Presidente da Alstom Bélgica. Na Europa, a tecnologia ETCS da Alstom é usada em quase 30% dos trilhos e 60% dos trens equipados com essas soluções (isto é, cerca de 2.700 trens, incluindo 1.300 que já estão em operação comercial).

Alstom Transporte-Promotora da mobilidade sustentável, a Alstom é a única fabricante do mundo a oferecer uma linha completa de produtos de alta performance, incluindo material rodante, infraestrutura, sistemas de informação, serviços e soluções turnkey.

Ciente das metas de lucratividade cada vez mais altas das operadoras e de sua crescente demanda por soluções de mobilidade sustentáveis, a Alstom oferece produtos e serviços ecológica e economicamente eficientes para seus clientes. Em 2010-2011, a Alstom Transporte registrou vendas de €5,6 bilhões. O Grupo está presente em mais de 60 países e tem cerca de 26,000 funcionários.[www.alstom.com.br ].

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