Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/01/2012 - 10:15

Convênio fortalece investimento em pesquisa

“As universidades brasileiras são responsáveis pela capacitação e formação dos recursos humanos, essências para o crescimento da Petrobras”, afirmou Carlos Tadeu Fraga, gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, em palestra sobre “Perspectivas para a pesquisa em petróleo no Brasil: papel das universidades”, para alunos e professores do Centro de Tecnologia e Geociência da Universidade Federal de Pernambuco.

O executivo destacou ainda a importância do desenvolvimento de pesquisas para descoberta e geração de novas tecnologias no setor de petróleo, gás e energia. “Para uma Companhia ser forte, precisa ter capacidade tecnológica. É preciso aprender a projetar a partir de estudo, isso só é possível formando gente capaz. Com este objetivo a Petrobras manterá seus investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento, a fim de melhorar a qualidade dos cursos técnicos e superiores, para apoiar a ambição tecnológica nascente”.

“Entre 2011 e 2014 será investido US$1,2 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, um valor cinco vezes maior que os US$ 160 milhões investidos entre os anos de 2001 e 2003. Não se faz boa pesquisa sem gente capacitada e laboratórios. Vamos aproveitar o momento para mudarmos de patamar”, enfatizou Carlos Tadeu.

Um breve histórico sobre a Petrobras, dividido em grandes fases – refino, exploração em águas profundas e pré-sal – foi apresentado durante o evento, que teve a participação do reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, do vice-reitor Silvio Marques, da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE), Cláudia Sansil e do presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes.

UFPE e Petrobras – A Universidade Federal de Pernambuco é parceira da Petrobras no Programa Redes Temáticas, um modelo de parceria tecnológica estabelecido pela Companhia para relacionamento com universidades e instituições nacionais de pesquisa. Por meio das 50 redes criadas, a Petrobras investe em projetos de infraestrutura e de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em cerca de 80 instituições participantes.

Um exemplo dessa parceria tecnológica entre a UFPE e o Cenpes é o Centro de Estudos e Ensaios e Risco e Modelagem Ambiental (CEERMA). O laboratório, inaugurado em 2009, é considerado um dos mais modernos do mundo em estudos de confiabilidade e risco na área de engenharia de poços. Durante o evento foi assinado convênio para segunda fase de implantação de estrutura física do CEERMA.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira