Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

08/12/2011 - 10:29

Braskem reutiliza 20% de água consumida em suas unidades

Projeto de reciclagem de água da chuva no Polo de Camaçari, na Bahia, vai aumentar este número em 12% até 2014.

Projetos para a melhoria da eficiência hídrica desenvolvidos pela Braskem resultaram na reutilização de 20% de toda a água consumida pela empresa no último ano, equivalente a 13,5 milhões de metros cúbicos de água. E o índice de reuso continuará a crescer. Entre 2011 a 2016 a companhia pretende investir R$ 100 milhões que serão aplicadas em mais 94 iniciativas que, em conjunto, representam redução da ordem de 37% em relação aos níveis de consumo de 2010.

Para alcançar os padrões atuais, desde 2002 foram investidos cerca de R$ 150 milhões para a redução no consumo de água. As principais iniciativas adotadas pela empresa foram a conscientização maciça de integrantes e parceiros, aproveitamento da água de chuva, o reuso de efluente líquido e redução de perdas por evaporamento nas torres de resfriamento, recuperação dos efluentes dos filtros e vasos da unidade de tratamento de água, reuso de efluente de purga de caldeiras e fornos de pirólise e aproveitamento de água de chuva.

Braskem Água -Um dos projetos de destaque desenvolvidos pela petroquímica é o Braskem Água, iniciativa que vai recuperar a água de chuva na bacia de contenção do Polo Industrial de Camaçari, na Bahia. Apenas este projeto será responsável por aumentar em 12% o reuso de água da Braskem, após sua conclusão em 2014.

Em sua primeira fase, que deve ser concluída em março de 2012, foram reutilizados 500 m³/h ou mais de 4 bilhões de litros por ano. Essa quantidade corresponde a 1/3 do consumo de uma planta da Braskem.

Após finalização do Braskem Água serão economizados 900m³/h, o que equivale ao consumo de água de uma cidade com 100 mil habitantes. A previsão de término da primeira etapa é março de 2012.

Além disso, o projeto conta com a participação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para a capacitação de profissionais e pesquisadores qualificados que busquem melhorar o desempenho na utilização racional dos recursos naturais e, consequentemente, a redução do consumo de água.

Aquapolo-Outra importante iniciativa da Braskem é o Aquapolo, maior iniciativa de reutilização de esgoto tratado no Hemisfério Sul e quinta no mundo. A petroquímica firmou parceria com a Foz do Brasil e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para o fornecimento de 433 litros por segundo de água de reuso para fins industriais, tornando-se o principal cliente do projeto.

Além de atender às necessidades de outros clientes industriais, o Aquapolo vai beneficiar a distribuição realizada pela Sabesp, já que o volume de água de primeiro uso que deixará de ser consumida pela empresa pode abastecer até 600 mil pessoas.

Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 35 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa tem capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira