Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/11/2011 - 09:39

Comitê Olímpico Internacional vê abertura da 2ª estação do BRT Transoeste, compromisso da candidatura Rio 2016™


Uma delegação do Comitê Olímpico Internacional (COI) assistiu no dia 08 de novembro (terça-feira), à inauguração da segunda estação-modelo da linha de BRT (Bus Rapid Transit, ônibus de trânsito rápido) Transoeste, um dos compromissos da candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

A estação foi inaugurada pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, na presença da presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Rio 2016™, Nawal El Moutawakel; do diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli; e do diretor de Esportes da entidade, Christophe Dubi; além do presidente e do diretor geral do Comitê Organizador Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman e Leonardo Gryner.

A delegação do COI, que está no Rio de Janeiro para a quarta reunião de Revisão do Projeto Rio 2016™, teve a oportunidade de conhecer como funcionará uma estação de BRT ao visitar a unidade localizada no entroncamento da Estrada do Magarça com Avenida das Américas, em Guaratiba, com 75,40 metros de extensão e capacidade para atender até três mil passageiros por hora.

BRTs são sistemas de transporte público de alta capacidade com ônibus articulados que circulam em vias segregadas e, por isso, operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum. O embarque de passageiros se dá em estações com plataformas compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque. Os bilhetes são vendidos antecipadamente.

A linha Transoeste ligará áreas de alta concentração de população como Campo Grande e Santa Cruz, à Barra, local que concentrará a maior parte das competições esportivas dos Jogos Rio 2016™. Na região, estarão localizados o Parque Olímpico, o Centro de Convenções Riocentro e o campo de golfe, além da Vila dos Atletas e os Centros de Imprensa e Transmissões.

“Ficamos contentes de poder aproveitar a visita desta delegação do COI para, além de atualizá-los com apresentações sobre o andamento em dia da organização dos Jogos, dar a eles a chance de ver pessoalmente o progresso do cumprimento dos nossos compromissos de candidatura. É uma satisfação saber que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão servindo de catalisadores para uma obra tão importante para a população da cidade”, disse Nuzman.

A Transoeste terá 64 estações, que integram o corredor aos outros modais de transporte. Com um investimento de R$ 800 milhões da Prefeitura do Rio e previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2012, a Transoeste terá 56 quilômetros, vai diminuir em 50% tempo gasto no trajeto e beneficiará cerca de 220 mil pessoas por dia. A primeira estação-modelo da Transoeste foi inaugurada em setembro deste ano, na Avenida das Américas, altura do condomínio Novo Leblon, na Barra.

A Transoeste é parte das melhorias de transporte que ficarão como legado dos Jogos Rio 2016™, que incluem também as linhas de BRT Transcarioca (em construção), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil – completando o sistema viário da cidade com um transporte mais rápido e totalmente segregado do tráfego de veículos.

O protótipo da estação da Estrada do Magarça ficará disponível para que a população conheça o sistema. Com 10 catracas normais e duas para cadeirantes, a estação foi projetada para favorecer a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos, que estarão sempre virados para o Sudoeste e farão uma ventilação forçada dentro da própria estação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: