Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/08/2007 - 07:59

Rede financiada pelo Cenpes realiza conferência internacional de modelagem computacional no Nordeste

Parceria forma mão-de-obra qualificada para setores estratégicos da Petrobras.

A Rede de Pesquisa Cooperativa em Modelagem Computacional - RPCMod (financiada pela Finep/CTPETRO e Cenpes/Petrobras) promove, de 29 a 31 de agosto, a Conferência Internacional em Simulação e Modelagem Computacional para a Indústria do Petróleo (International Conference on Computational Modeling and Simulation for the Petroleum Industry). O evento visa ampliar a cooperação entre cientistas que atuam na área de modelagem e simulação computacionais aplicada a problemas da indústria do petróleo e do gás. Entre os palestrantes estão pesquisadores do Brasil, EUA e Inglaterra.

"Com este evento, esperamos reunir uma ampla comunidade de pesquisadores para, além de propiciar troca de experiências, colocar esta área em uma posição de destaque no cenário científico nacional e internacional", afirma o professor da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador da RPCMod, Felix Santos.

Rede de pesquisa forma mão-de-obra para indústria do petróleo - A Rede de Pesquisa Cooperativa em Modelagem Computacional (RPCMod ) reúne 56 pesquisadores de universidades de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, que desenvolvem projetos cooperativos na área de simulação computacional voltados para a indústria do petróleo e gás natural. Além de oferecer à sociedade um potencial instalado de grupos de pesquisa e laboratórios para a execução e desenvolvimento nas áreas relacionadas com a simulação computacional, a Rede tem como objetivo formar recursos humanos nas áreas de modelagem computacional, particularmente relacionadas a aplicações na indústria do petróleo e do gás.

Cenpes patrocina a rede desde 2002 - O Centro de Pesquisas Leopoldo Miguez (Cenpes - RJ), da Petrobras, patrocina a Rede desde 2002. Há três anos passou a financiar projetos em todas as redes Norte e Nordeste e a colaborar na coordenação da RPCMod , através do engenheiro Edmundo Queiroz de Andrade. O Cenpes financia atualmente 13 projetos, em áreas que vão desde simulação de reservatórios até logística do transporte marítimo de derivados líquidos de petróleo, passando por realidade virtual, simulação de fluxo em dutos, simulação de degradação de materiais, etc.

Segundo Edmundo, há impactos importantes da ação das redes como a formação de mão-de-obra especializada: "as ações da RPCMod têm incluído nos programas de pós-graduação, linhas de pesquisa vinculadas a sua área de atuação, produzindo graduados, mestres e doutores em várias áreas com foco em setores de aplicação estratégicos para a Petrobras". De acordo com o engenheiro, a rede contribui para o desenvolvimento da capacidade científica e tecnológica de base local: "a RPCMod tem aplicado os recursos da Finep e do Cenpes na instalação de importantes laboratórios e ajudado a fixar mão-de- obra especializada na região Norte/Nordeste, tornando possível a sustentação de atividades produtivas importantes nessas regiões e na área de petróleo e gás".

Os pesquisadores debaterão temas como Modelagem e Simulação de Reservatórios; Sistemas Supervisórios e Detecção de Falhas em Dutos, Modelagem e Simulação da Logística do Transporte Marítimo de Granéis Líquidos, Modelagem e Simulação da Ancoragem de Estruturas Flutuantes e de Risers, entre outros. | Site da RPCMod: www.rpcmod.org/cmspi.

International Conference on Computational Modeling and Simulation for the Petroleum Industry, de 29 a 31 de agosto de 2007, no Hotel Armação - Porto de Galinhas - Pernambuco - município de Ipojuca (PE). Informações e inscrições: www.rpcmod.org/cmspi

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira