Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/08/2007 - 09:13

Condomínios economizam com reciclagem de água

Saneamento residencial está cada vez mais acessível.

A implantação de sistemas de tratamento de água e esgoto próprios é uma alternativa cada vez mais viável para condomínios de médio e grande porte. As novas tecnologias em saneamento ambiental permitem a construção de estações de saneamento menores, mais baratas e econômicas. Além de gerar economia, esta é uma solução garante a qualidade da água consumida e contribui para a preservação do bem natural mais precioso da Terra.

“Os gastos com água são hoje o segundo maior custo nos condomínios, somente menor que os gastos com pessoal. Além de pagar pelo uso da água, se paga também pela coleta do esgoto produzido”, alerta Marcelo Zanini, mestre em Saneamento e diretor técnico e comercial da Biosistemas, empresa paulista especializada em tecnologia para tratamento de águas e efluentes líquidos industriais e urbanos.

Segundo Zanini, este gasto pode ser reduzido em até 30% com a construção de um sistema residencial de saneamento. “Pode-se tratar todo do esgoto produzido e reutilizar a água reciclada para limpeza, abastecimento de descargas sanitárias, irrigação de jardins, ar condicionado, entre outros fins”, explica.

Para um condomínio de dois mil habitantes, por exemplo, um sistema de saneamento próprio tem um custo estimado de R$ 300 mil, o que significa um investimento de aproximadamente R$ 150 por condômino para a geração de uma economia por tempo indeterminado.

Para fomentar projetos do tipo, os bancos ABN Amro Real e Bradesco oferecem leasings em parceria com a Biosistemas por meio dos quais os condomínios podem implantar seus sistemas de tratamento com condições financeiras facilitadas e juros mais baixos.

Com as tecnologias atuais, não é necessário que os condomínios tenham grandes áreas para implantar o sistema, já que as estações de tratamento podem ser compactas e até subterrâneas. A obra valoriza visualmente o entorno, não produz odores ou ruídos e, no que concerne à operação e manutenção, é extremamente simples, segura e econômica.

Perfil da Biosistemas - A Biosistemas é uma empresa paulista especializada em tecnologia para tratamento de águas e efluentes líquidos industriais e urbanos. Entre as soluções desenvolvidas pela Biosistemas estão: Ultrafiltração e Osmose Reversa (para produção de água Ultra-Pura), Anaeróbia de alta eficiência (para a despoluição de efluentes orgânicos) e estações de tratamento de esgotos compactas, além de tecnologias específicas direcionadas para cada tipo de atividade produtiva. A empresa atende todos os setores produtivos, entre eles: químico e petroquímico, papel e celulose, petróleo, bebidas, alimentos, sucro-alcooleiras, produção de energia (termoelétricas), abastecimento municipal, tratamento de esgotos municipais, automobilísticas, metalúrgicas e siderurgia. Entre os clientes da Biosistemas estão: Ambev, Coca-Cola, Kaiser, Cosipa e Petrobrás. Site: www.biosistemas.com.br | [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: