Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

24/08/2011 - 09:35

Rhodia e CEA unem seus conhecimentos para desenvolver inovações aplicadas em baterias de lítio mais duráveis

Lyon, França – A Rhodia Aroma Performance, líder mundial na produção e comercialização de LiTFSI*, e a CEA-Liten, laboratório de pesquisa francês dedicado à inovação no campo das energias renováveis e da eficácia energética, estão juntando forças para desenvolver solução sustentável em fontes de energia para os chamados mercados electro-mobility (veículos elétricos e equipamentos eletrônicos portáteis como computadores e telefones celulares). * LiTFSI: Sal bis(TriFluorometanoSulfonil)Imida de Lítio.

De acordo com essa colaboração conjunta iniciada em maio deste ano, os parceiros colocam seu conhecimento e competência técnica para demonstrar os benefícios oferecidos por LiTFSI da Rhodia em termos de desempenho técnico e de segurança nos sistemas de baterias Li-ion. Em uma bateria Li-ion, o LiTFSI é utilizado para eletrólise, o ambiente condutor no qual os íons se movem, criando a corrente elétrica.

“A segurança, autonomia e custo dos sistemas de baterias Li-ion são as principais preocupações do mercado electro-mobility. É indispensável entregar aos consumidores soluções com base nesses critérios. Esta parceria com a Rhodia é uma oportunidade para a CEA contribuir ativamente para o desenvolvimento destes aplicativos”, afirma Didier Marsaq, Diretor da CEA-Liten.

Diversas fases de testes e demonstrações estão sendo executadas em baterias padrão, desde aplicativos na fase de P&D até sistemas mais complexos, de acordo com as aplicações pretendidas. Estas ações ajudarão a definir as condições ideais de uso deste sal de lítio inovador, combinando segurança e desempenho.

“A parceria com o CEA-Liten ilustra a capacidade de desenvolvimento da Rhodia, graças à pesquisa e à inovação aberta, de novas soluções dedicadas à eficiência e à segurança de armazenameno de energia”, explica Dominique Rage, Presidente da Rhodia Aroma Performance.

Rhodia Aroma Performance- A GBU (Global Business Unit) Aroma Performance, integrada ao polo de « Consumer Chemicals » do grupo Rhodia, é líder mundial na produção e comercialização de LiTFSI. Através de sua atividade Crop protection, health and specialties, a Rhodia fornece intermediários e moléculas que atendem aos mercados de agro-alimentação, farmacêutico e de eletrônicos.

Perfil-A Rhodia é um grupo químico internacional fortemente engajado no Desenvolvimento Sustentável. Estruturada em 11 unidades globais de negócios, agrupadas em cinco business clusters, a Rhodia é parceira dos maiores líderes mundiais das indústrias: automotiva, eletroeletrônica, aromas e fragrâncias, saúde, mercados de cuidados pessoais e domésticos, bens de consumo e mercados industriais. O Grupo Rhodia emprega 14 000 pessoas em todo o mundo e obteve faturamento de 5,23 bilhões de euros em 2010. Suas ações são cotadas na Bolsa de Valores de Paris (Euronext Paris). |www.rhodia.com.br.

CEA-Liten- A Comissão de Energia Atômica e Energias Alternativas (CEA) da França é uma organização pública de pesquisa tecnológica que trabalha em quatro importantes áreas: energia de baixo carbono, tecnologia de informação e tecnologia para a saúde, as Três Grandes Infraestruturas de Pesquisa, a defesa e a segurança global. Para cada um desses quatro grandes campos, a CEA se apóia em uma pesquisa fundamental de excelência e assegura sustentação à indústria.

Dentro da CEA, o Instituto Liten (Laboratório de Inovação para as Tecnologias de Energias Renováveis e de Nanomateriais) realiza suas pesquisas sobre as novas tecnologias de energia: .Energia solar para a construção (desenvolvimento de silício grau solar, aumentando a eficiência de células solares fotovoltaicas, módulos, sistemas de energia, integração solar térmica no edifício...)

.Tecnologia para o transporte, notadamente na motorização elétrica (pilhas de combustível, baterias de lítio, produção de hidrogênio, despoluição, desenvolvimento de biocombustíveis).

.Eletrônica móvel e indústria de ponta (microfontes de energia, eletrônica de impressão, nano-objetos...).

Com um orçamento anual de 120 milhões de euros, a CEA -Liten emprega 650 pessoas, que são auxiliadas por outros 150 colaboradores externos (doutores e pós-doc em P&D, parceiros de pesquisas e empregados de indústrias, principalmente em Grenoble e Chambéry (INES), na França. [http://www-liten.cea.fr].

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira