Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/08/2011 - 09:44

Alstom fornecerá um sistema ferroviário turnkey na província de West Papua

A Alstom e a mineradora PT Freeport Indonesia assinaram um contrato no valor aproximado de €90 milhões para o fornecimento de um sistema ferroviário turnkey para o desenvolvimento de operações de mineração na mina de Grasberg, na província de West Papua, Indonésia.

A Alstom fornecerá os trilhos, catenárias, subestações e sistemas de sinalização e telecomunicações para uma futura rede ferroviária subterrânea. O sistema de sinalização da Alstom, chamado Atlas, será usado em particular para atingir um tráfego mais fluido e melhores frequências, garantindo a segurança dos passageiros.

A empresa garantirá o design, instalação e integração abrangente do sistema – que também inclui material rodante específico para operações de mineração, lançamento de serviço, suporte operacional e manutenção.

Atualmente sendo operada ao ar livre, a 4 mil metros de altitude, Grasberg é a maior mina de ouro do mundo, e a terceira maior mina de cobre, produzindo mais de 240 mil toneladas de minérios por dia e empregando cerca de 20 mil pessoas.

A rede ferroviária cobrirá 19 km (15 km de túneis) e consistirá em um único trilho. Dedicada ao transporte dos funcionários da mina, equipamentos e explosivos, e para a remoção de resíduos, a linha facilitará as operações no coração da montanha, a 2.500 m de altitude. Também ligará o armazém do lado de fora da mina a três terminais no centro da montanha. O sistema ferroviário garantirá total segurança na operação dos trens, 24 horas por dia, sete dias por semana, a uma velocidade máxima de 40 km/h e um nível de disponibilidade acima de 99%.

“Isso é inédito para a Alstom Transporte,” comentou Dominique Pouliquen, diretor da Alstom Transporte para a região Ásia-Pacífico. “Nunca havíamos trabalhado em uma mina na região da Ásia-Pacífico, e estamos muito felizes com a confiança que a PTFI colocou em nossas soluções de Sistemas para esse projeto. Esse projeto poderia se transformar em um padrão na Indonésia, atendendo às necessidades de outras oportunidades semelhantes.”

A cargo da unidade da Alstom em Bologna, a entrega do sistema completo de sinalização Atlas envolverá as unidades de Charleroi (Bélgica), Villeurbanne (França) e Bandung (Indonésia). A principal parte da rede será colocada em operação em julho de 2013.

Sistema de sinalização ATLAS-Baseado na tecnologia ERTMS, o sistema de sinalização ATLAS possui várias versões, permitindo maior variedade de escolha em soluções adaptadas a todos os tipos de redes ferroviárias. Ele integra sistema de gestão de Tráfego, Funções de Intertravamento, Proteção Automática de Trens, Informação a Passageiros e Segurança.

Alstom Transporte-Promovendo a mobilidade sustentável, a Alstom Transporte desenvolve e comercializa a mais completa gama de sistemas, equipamentos e serviços do setor ferroviário. A Alstom Transporte gerencia todos os aspectos de sistemas de transporte, incluindo material rodante, sinalização e infraestrutura, e também oferece a seus clientes soluções turnkey. Em 2010-2011, a Alstom Transporte registrou vendas de €5,6 bilhões. A Alstom Transporte está presente em mais de 60 países e tem cerca de 25.500 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: