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22/07/2011 - 09:45

DHL Express disponibiliza novo serviço para facilitar importações

O novo serviço simplificará o processo de entrada de mercadorias inspecionadas pela Anvisa no Brasil.

São Paulo - A DHL Express, empresa líder global em transporte e logística, lança no Brasil um serviço exclusivo no mercado – o Anuência Express, uma solução de liberação especializada, além do serviço de transporte e logística padrão, destinado a otimizar e facilitar o processo de liberação de importações dentro modalidade Courier, que para ingressarem no país necessitam ser submetidas à inspeção do órgão anuente Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A DHL Express criou uma célula de atendimento exclusiva, com uma equipe especializada nos trâmites e processos requisitados pela ANVISA, onde por meio de um atendimento pró-ativo, oferece aos clientes assessoria completa, emitindo e gerenciando a documentação necessária, e acompanhando todo o processo de inspeção e liberação da remessa.

A Anvisa, órgão federal ligado ao Ministério da Saúde, exerce o controle e vigilância sanitária de diversos produtos, sejam eles nacionais ou importados, como: medicamentos, alimentos, cosméticos, saneantes, materiais biológicos para análises clínicas, entre outros.

Para que uma mercadoria com controle de importação entre no país é preciso que o importador, pessoa física ou jurídica, apresente documentos específicos, como formulários, petições e licenças sanitárias referentes à remessa, que são submetidos à avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O processo de análise pelo qual os produtos devem passar é detalhado e longo. Em casos de divergências entre documentação e produto inspecionado, o entrave no processo é ainda maior, pois a remessa que não é autorizada a entrar no país retorna à origem.

Mediante o pagamento de uma taxa fixa por remessa (independe do tipo de remessa, desde que se encaixe nas características de remessa expressa courier) a DHL Express fará o acompanhamento de todas as etapas do processo de inspeção e entrada da mercadoria no país. O serviço inclui assessoria completa, como: preparação e gerenciamento documental, emissão e pagamento antecipado da taxa GRU (Guia de Recolhimento da União – custo adicional que pode ser pago pelo cliente antes ou depois do serviço realizado), agente exclusivo DHL Express em contato direto com os fiscais dos órgãos anuentes e equipe dedicada para dar suporte e visibilidade total ao cliente durante todo o processo.

“A DHL Express, desde 2009, possui uma célula de negócios que atuava no atendimento específico de um grupo de clientes importadores. Então, identificamos a oportunidade de estender esse serviço a todos os clientes da DHL Express, sendo eles pessoa física ou jurídica”, explica Juliana Vasconcelos, Diretora de Vendas e Marketing da DHL Express no Brasil.

A partir da contratação do serviço pelo cliente, a DHL Express acompanhará e notificará o importador sobre todas as fases do processo, realizará o preenchimento dos documentos requisitados para a anuência e acompanhará a inspeção da remessa para que siga diretamente para a entrega, sem complicações. Além disso, a DHL Express disponibilizará ao cliente um canal de atendimento dedicado aos processos de importação, com um banco de dados permanente sobre cada cliente e caso, que ficará disponível para novas solicitações, não havendo a necessidade de o cliente enviar novamente algumas informações e documentos padrões.

Por meio da contratação do serviço Anuência Express, o cliente conseguirá evitar alguns problemas comuns e que geram o indeferimento e retorno das remessas à origem, como exceder o prazo de apresentação dos documentos solicitados, bem como o indevido preenchimento e reconhecimento. Além disso, o serviço proporcionará ao cliente total visibilidade das etapas durante todo o processo, e como a DHL Express se responsabilizará por toda a parte documental das mercadorias, a incidência de atrasos na liberação e até mesmo o retorno da remessa ao remetente diminui consideravelmente, evitando que o cliente tenha custos desnecessários com tempo de armazenagem no destino ou com a compra de novas amostras, fretes e taxas.

A DHL Express ainda assegura que, caso o processo de liberação da remessa seja indeferido ou atracado para importação formal, por qualquer razão, o cliente não efetuará o pagamento relativo à taxa do serviço Anuência Express.

“Atualmente, a DHL Express é a única empresa de logística do mercado a oferecer esse tipo de atendimento ao cliente. Esta é mais uma etapa em nossa busca constante por tornar as operações de comércio exterior cada vez mais simples e rápidas”, completa Juliana.

O novo serviço já está disponível nos canais de atendimento da DHL Express.|www.dhl.com.br; ou no telefone (11) 3618-3200, em São Paulo, e 0800 771 4671, para demais localidades.

DHL – A Empresa de Logística para o Mundo- A DHL é líder no mercado global de logística e entrega expressa internacional, especializada em fornecer soluções inovadoras e personalizadas a seus clientes. A DHL oferece serviços e experiência em frete expresso, aéreo e marítimo, transporte terrestre, gerenciamento da cadeia de suprimentos, armazenagem e soluções de logística customizáveis aliados à cobertura mundial e profundo conhecimento dos mercados locais. A rede internacional da DHL conecta mais de 220 países e territórios no mundo todo. Mais de 275 mil funcionários se dedicam a prestar serviços com agilidade e confiança que superam as expectativas dos clientes. A DHL Brasil conta com a operação de três divisões: Express, Global Forwarding e Supply Chain. A DHL faz parte do Deutsche Post DHL, que gerou receita de cerca de 51 bilhões de euros em 2010. [www.dhl.com.br ].

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