Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/06/2011 - 10:42

Ferrovia Centro-Atlântica conclui ampliação do terminal de Pirapora


A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) concluiu as obras da pera ferroviária do Terminal Intermodal de Pirapora (TIP). O novo trecho de linha também conhecido como reverse loop elimina a necessidade de manobras para embarque de carga no pátio, aumentando a capacidade e eficiência no carregamento de grãos.

A nova linha terá 3,4 km de extensão. Foram investimentos cerca de R$ 9 milhões. A nova estrutura vai permitir a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de mais de 30 horas para menos de 6 horas.

O ramal ferroviário também recebeu investimentos para aumentar a produtividade do escoamento das cargas embarcadas no TIP. De 2010 ao final de 2011, terão sido investidos mais de R$ 12 milhões na linha férrea.

No ano passado foram escoados mais de 500 mil toneladas de grãos via terminal de Pirapora com destino ao Porto de Tubarão, em Vitória (ES). A previsão para este ano é de 750 mil toneladas.

Fomento – Os investimentos feitos ao longo dos últimos quatro anos na infraestrutura logística da região, como a reativação do ramal de aproximadamente 150 quilômetros entre Corinto e Pirapora e a instalação do TIP, o potencial de fronteira agrícola do Noroeste de Minas ficou ainda maior. A região ocupa posição de destaque na produção de soja e milho no Estado. Mas as lavouras de grãos só ocupam 15% da área total da região. Estudos indicam que ainda há cerca de 2,5 milhões de hectares disponíveis para plantio.

Visitas – Produtores rurais de outras cidades da região Noroeste de Minas conheceram, na semana passada, o Terminal Intermodal de Pirapora. Representantes dos sindicatos de Unaí, Buritis, Paracatu e outros cinco municípios puderam assistir a palestras e observar a operação do terminal, Estiveram presentes empregados da Vale e FCA, além do Governo de Minas, Banco do Brasil e Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), parceiros no Programa Pró-Noroeste, lançado em 2010 com o objetivo de estimular a produção agrícola dessa região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira