Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/06/2011 - 08:15

Trólebus brasileiro circula com sucesso na Nova Zelândia

Mesmo modelo “poluição zero” foi apresentado à Prefeitura de São Paulo.

É da cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, que a Eletra – empresa 100% nacional especializada em tecnologia de tração elétrica para veículos – exporta seus trólebus para a capital da Nova Zelândia. Enquanto a Prefeitura de São Paulo ensaia a retomada de investimento nesse tipo de veículo para a cidade, do outro lado do mundo, o município de Wellington já está há tempos preocupada em ter um transporte sustentável, com preservação ambiental.

O primeiro veículo elétrico fabricado no Brasil começou a operar naquele país no ano de 2004. De lá para cá, os resultados têm sido tão positivos que hoje a cidade conta com uma frota de 62 trólebus brasileiros. Assim como a nossa “vizinha” Rosário, na Argentina, onde 25 trólebus da Eletra estão em operação.

Segundo José Antonio do Nascimento, diretor de Comércio Internacional da Eletra, os veículos fornecidos à Nova Zelândia, além de oferecerem “poluição zero”, são dotados de tecnologia que garante excelente performance. “Os trólebus da Eletra dispõem de alavancas pneumáticas que impedem o ricocheteamento na rede elétrica, sistema de chaveamento de rede através de botão e não mais por aceleração, e também de um conjunto autônomo de baterias que permite que circulem por até 3 km desconectados da fiação”, comenta Nascimento. O executivo explica que essa mesma tecnologia, que já está em uso em alguns carros no Corredor ABD, está sendo avaliada pela Prefeitura de São Paulo.

Grande São Paulo-Contando com uma equipe especializada, responsável pelos projetos de 98% de todos os trólebus em operação no Brasil, a Eletra é a fabricante dos 38 veículos elétricos que transitam na Grande São Paulo, no corredor São Mateus-Jabaquara, com extensão de 33 Km, operado pela concessionária Metra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira