Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2011 - 06:35

Plastivida coordenará a Operação Reciclar na Brasilplast 2011

A Plastivida Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, entidade que representa a cadeia produtiva nas questões socioambientais, coordenará uma iniciativa inédita durante a Brasilplast 2011, a Operação Reciclar, que reúne representantes da cadeia produtiva e entidades setoriais. O objetivo é apresentar informações sobre as propriedades do plástico, sua reciclabilidade e aplicações em novos produtos com matéria prima reciclada, além de ações de conscientização e boas práticas de utilização e descarte.

A Operação Reciclar apresentará uma mini usina de reciclagem mecânica em funcionamento no estande, que processará material coletado durante o evento (cedida por expositores). A coleta e destinação deste material serão conduzidas pela Associação Reciclázaro, ONG ligada à Igreja Católica, que trabalha na reinserção social de moradores de rua e reabilitação de jovens. Após o processamento, o material será doado para esta cooperativa, para a geração de renda de seus cooperados.

Além desta ação, a Plastivida desenvolveu conteúdo para ilustrar o ciclo completo do plástico. A entidade mostrará desde a produção de resinas, até o processo de reciclagem. Vai reforçar aos participantes do evento a relevância do plástico em diversos setores da economia e o quanto imprescindível ele é na vida moderna, a sua reciclabilidade e a importância da coleta seletiva. Também vai destacar a função dos catadores e cooperativas e o processo de reciclagem mecânica e energética (que transforma resíduos em energia).

Haverá, também, um espaço de exposição para produtos desenvolvidos com plástico reciclado, para demonstrar a variedade de aplicações e a qualidade que oferecem. “Todas essas ações são importantes para que o público cada vez mais perceba que o uso responsável e o descarte adequado são fatores primordiais para a sustentabilidade dos produtos”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.

Bahiense também preside o Instituto do PVC e o Instituto Nacional dos Plásticos, que estarão reunidos na Brasilplast, contribuindo para a divulgação da importância dos plásticos e, também divulgando seus projetos específicos.

A Operação Reciclar conta com o apoio de entidades e empresas do setor comprometidas com o conceito de sustentabilidade, até o momento temos como apoiadores a Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (Siresp), além das empresas Braskem, Tria, Sun Chemical, Radici Group, Romi, Hece, Staubli, Fortymil, Pavan Zanete e Wortex.

Perfil- a Plastivida foi fundada em 1994 para promover a importância dos plásticos na vida moderna e sua utilização ambientalmente correta. Trata-se da entidade que representa institucionalmente a cadeia produtiva do setor, para divulgar a importância dos plásticos na vida moderna, promover sua utilização ambientalmente correta e conscientizar a população para a prática da coleta seletiva e reciclagem, com base no conceito dos 3 R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Sobre o Instituto do PVC – A entidade, fundada em setembro de 1997, tem como compromisso promover o crescimento de mercado do PVC, difundir o produto e a marca PVC, suas qualidades técnicas e ambientais, versatilidade e reciclabilidade, além de orientar as empresas para adotarem posturas socialmente responsáveis.

O INP - Fundado em 1989, o Instituto Nacional do Plástico (INP) surge em meio ao processo de globalização e da necessidade de tornar o mercado plástico mais competitivo internacionalmente. Seu objetivo, como entidade tecnológica setorial, é ser a vertente de toda a cadeia produtiva do plástico no Brasil. Para isso, a entidade mantém um extenso programa de qualificação da mão-de-obra, promove o acesso às mais modernas tecnologias, em especial às pequenas e médias empresas, e desenvolve Normas Técnicas para a fabricação de produtos de melhor qualidade. [ www.plastivida.org.br |www.institutodopvc.org www.inp.org.br].

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira