Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BLOGS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS
Busca: OK
CANAIS

05/05/2011 - 08:44

Indústria brasileira lança matéria-prima que acaba com dependência do petróleo para fabricantes de plásticos


Que substituem borracha.

A FCC faz na Brasilplast 2011, feira que será realizada de 9 a 13 de maio(segunda a sexta-feira),no Anhembi, em São Paulo/SP,) o lançamento do Fortiprene TPE VERDE, com até 50% de materiais renováveis, de origem vegetal. A nova matéria-prima representa um salto para as indústrias que fabricam objetos em plástico, porque é um passo importante para acabar com a dependência do petróleo para a cadeia produtiva.

O Fortiprene TPE VERDE é resultado de dois anos de pesquisas, desenvolvidas pela própria FCC, a primeira indústria do Brasil a ter uma solução própria para a produção de plástico de origem sustentável. O TPE – Elastômero Termoplástico – é um material que tem o comportamento elástico da borracha, mas é processado como plásticos, sendo totalmente reciclável.

O Fortiprene TPE VERDE pode ser utilizado em qualquer aplicação em que os TPEs tradicionais já são utilizados, como por exemplo, na substituição de peças feitas em borracha vulcanizada, utilidades domésticas, cabos de ferramentas e utensílios, além de peças de vedação automobilísticas, brindes e brinquedos, entre outros. O material é totalmente reciclável

O desenvolvimento do produto esteve focado também na questão econômica. O Fortiprene TPE VERDE não custa mais caro que um TPE convencional de propriedades similares, o que é um apelo importante para sua aceitação. Além de não custar mais, a nova matéria-prima da FCC pode ser processada no mesmo tipo de equipamento que qualquer outro TPE – injeção, extrusão, sopro e calandragem. Ou seja, para usar a matéria-prima renovável, as indústrias não terão que fazer qualquer modificação em seus processos.

A FCC tem capacidade para fornecer 10.000 toneladas/ano da nova matéria-prima. Para isto, fez investimentos da ordem e R$ 10 milhões, na instalação de uma unidade produtiva junto à sua matriz, em Campo Bom/RS, e na ampliação da unidade de Conceição de Jacuipe/BA.

O diretor de termoplásticos da FCC, Julio Schmitt, acredita na aceitação da nova matéria-prima, que oferecerá a fabricantes de utensílios, embalagens, a possibilidade de fazer uso de um material reciclável para a produção de peças e detalhes com toque macio e com característica anti-derrapante. O Fortiprene TPE Verde é feito para ser usado em peças que requeiram maciez de toque e o efeito anti derrapante, como os cabos de ferramentas, cabos de escovas de dentes, embalagens de cosméticos, entre outros.

A FCC-Com 42 anos de existência, a FCC é o maior e mais diversificado fornecedor de elastômeros termoplásticos da América Latina. Um dos líderes globais em tecnologias para adesivos aquosos, a FCC tem tecnologia própria na síntese de poliuretanos. Para garantir seu espaço no mercado, a empresa investe forte na certificação de seus processos, garantindo a aceitação de seus produtos em todos os continentes.

O compromisso da FCC, delineado por seu planejamento estratégico, está baseado na premissa de que “respeitar o presente é proteger o futuro”. Por isto a empresa investe na certificação de suas plantas industriais. A companhia mantém ainda programa de redução contínua e constante de elementos de risco para os segmentos em que atua, processo com geração zero de efluentes, programa de destinação ecológica para resíduos em todas as suas instalações, e investe permanentemente em pesquisas para a produção de insumos e matérias-primas que se decomponham sem agredir a natureza.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira