Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2011 - 10:14

TA economiza R$ 800 mil com a implantação da Gestão de Frotas

A Transportadora Americana começa a colher frutos do resultado da ação que terceiriza a gestão de pneus da frota. Já foram economizados mais de R$ 800 mil desde que a empresa passou a monitorar a utilização de produtos e orientação sobre a aplicação de pneus em sua frota. Esse valor foi levantado verificando-se o quanto foi gasto pela TA em 2007 e 2009 nos itens: consumo de pneus novos x recapagem, pressão de ar ideal, alinhamento e consumo de combustível.

A Gestão de Frotas é uma ação elaborada em conjunto com a DPaschoal, que atende em média 615 veículos por mês. A ideia começou a ser estudada em 2004 e em 2006 as empresas firmaram o contrato que garante o funcionamento de um truck center na própria TA sob a responsabilidade da DPaschoal. O setor se responsabiliza pela "gestão" dos pneus como controle de performance, trocas, calibragens, rodízios, alinhamentos e emparelhamentos seguindo um plano de serviços elaborado em conjunto com a TA, com seus resultados medidos em reuniões mensais.

De acordo com Claudio é Seregatti, engenheiro de manutenção, com a Gestão de Frotas, a TA reduziu em 26% a compra de pneus novos, equalizando a compra com os pneus sucateados, elevando em 14% o número de pneus recapados, indicando o melhor rendimento quilométrico dos pneus e consequentemente um melhor índice de recapabilidade. Ações implantadas como: rodízios, alinhamentos, combinações de pneus duplos e as calibragens periódicas de pneus também contribuíram para uma melhora no consumo de combustível em 2%.

Holding - Fundada em 1941, a Transportadora Americana (TA) tem sede em Americana (SP) e conta com infraestrutura própria capaz de atender as regiões Sul e Sudeste do país. Desde 2002, a holding mantém um acordo comercial com a FedEx que permite acesso a uma rede mundial de transporte e mobiliza duas aeronaves e mais 100 pontos de distribuição. A TA foi a primeira empresa do setor, na América Latina, a obter a certificação ISO 9001-2000 - Sistema de Gestão de Qualidade, em 1994.

Integram a holding a TALOG, uma das mais modernas operadoras de logística do mercado nacional, a Talog Internacional, que oferece serviços de logística nacional e internacional, nas modalidades "door-to-door" e "door-to-customer"; a TAExpress, especializada em encomendas expressas e urgentes e que associa os modais aéreo, rodoviário e marítimo, oferecendo embalagens e condições específicas de coleta, distribuição e acondicionamento; a Wind Express, um agente de cargas para os modais aéreo e rodoviário e que oferece um serviço especializado no transporte de encomendas expressas e emergenciais, com divisões de cargas perecíveis e promocionais e a Universidade do Transporte, a primeira universidade corporativa do setor.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: