Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/04/2011 - 08:43

Intermodal, a caminho de se tornar a principal feira de logística e transporte do mundo

Em sua 17 ª edição, o evento consagrado como o maior da América Latina, caminha para ser o número um do mundo no setor. O grande público visitante do primeiro dia fez a organização rever a expectativa para mais de 43 mil profissionais.

O processo de recuperação da economia mundial vem acompanhado de algumas mudanças no cenário internacional. A principal delas, sem dúvida, é que o Brasil vem desempenhando cada vez mais um papel de protagonista e parceiro estratégico nas grandes transações do mercado. Uma fotografia desse bom momento pode ser tirada na 17ª edição da Intermodal South America, a mais importante feira de negócios dos setores de logística, transporte de carga e de comércio internacional da América Latina. Aberta oficialmente no início da tarde desta terça (5/4), o evento segue até quinta-feira, no Transamérica Expo Center, em São Paulo-SP.

Para o ex-ministro da Secretaria de Portos (SEP), Pedro Brito, a Intermodal South America deve se tornar, em breve, a principal feira do segmento no mundo, superando Munique e Barcelona. “O Brasil já movimenta US$ 400 bilhões no comércio exterior e tem mostrado cada vez mais uma excelência no segmento de logística. Eu vejo, a cada ano, a Intermodal mostrar esse crescimento da qualidade da nossa prestação de serviços”, destacou. Ele proferiu palestra sobre os resultados do Programa Nacional de Dragagem (PND) durante a "JOC - Infra Portos & Intermodal", um dos eventos paralelos da feira e participou de uma tarde de autógrafos do seu livro “Muito a navegar: uma análise logística dos portos” no VIP Lounge da UBM Brazil, organizadora do evento.

O presidente da Localfrio, Marcelo Orpinelli, também acredita que a Intermodal pode assumir a liderança e se tornar o principal encontro mundial do segmento: “O evento está no começo e já mostra uma velocidade e um dinamismo notáveis. Aqui é o lugar onde encontramos não só os parceiros e amigos, como também os concorrentes”. Ele concedeu entrevista coletiva para anunciar os novos investimentos da empresa no País, como a compra de quatro empresas no Porto de Suape, em Pernambuco, e a meta de dobrar a receita da Localfrio nos próximos cinco anos.

"Reunimos 550 empresas de 23 países e registramos um crescimento de 12% em relação ao ano passado. Neste ano merece destaque a participação dos portos: são mais de 20 nacionais e cerca de 30 internacionais, em grande parte da Europa. Além disso, mais de 16% dos expositores são empresas que nunca participaram da Intermodal", destacou o diretor executivo da UBM Brazil, organizadora do evento, Joris van Wijk, durante a abertura oficial da feira. O grande público que lotou os pavilhões onde se encontram os estandes, os seminários e palestras mostram que a perspectiva inicial de reunir 43 mil visitantes ao longo dos três dias deve ser superada.

Abertura Oficial - Durante a abertura oficial da Intermodal, o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Humberto Luiz Ribeiro da Silva, destacou que o Governo Brasileiro tem hoje a logística como elemento vital para o aperfeiçoamento do setor de serviços no País. “Estamos orgulhosos de termos a segunda feira do segmento no mundo. A logística é fundamental para o desenvolvimento da competitividade”, destacou.

Também estiveram presentes na solenidade o ministro Presidente da Região de Flandres, Kris Peeters, o ministro de Desenvolvimento Econômico de Curaçao, N. El Hakim, o representante do Ministro de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda, Jeroen Fukken, o ministro de Transportes do Uruguai, Enrique Pintado e o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Humberto Luiz Ribeiro da Silva. O deputado federal e ex-prefeito de Santos, Beto Mansur também compareceu representando a Câmara dos Deputados.

Conferências - Na parte da manhã, antes mesmo da abertura oficial, a UBM Brazil deu início aos eventos paralelos de conteúdo especializado direcionados aos setores marítimo e logístico. O “JOC Infra Portos & Intermodal” e o “Intermodal Connections” juntos reuniram mais de 200 executivos do setor de várias nacionalidades e presidentes das principais companhias Docas do País, entre elas Codesp e Codeba. “É uma das maiores feiras do mundo que possibilita, principalmente, encontrar os principais agentes e repensar o futuro do segmento”, disse José Roberto Correia Serra, diretor-presidente da Autoridade Portuária santista.

Já na parte da tarde, destaque para a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre a União, no ato representada pela Secretaria de Portos, a Autoridade Portuária de Antuérpia e o Centro de Treinamento da Antuérpia/Flandres, a fim de promover a troca de dados sobre capacitação e informação portuária. Kris Peeters, ministro presidente da região de Flandres (Bélgica), assinou o acordo na presença do assessor internacional da SEP, José Newton, que representou o ministro Leônidas Cristino, que estará na Intermodal nesta quarta-feira, a partir das 13 horas.

Público Recorde – O primeiro dia da Intermodal South America superou todas as expectativas da organização. “Tivemos a dimensão exata do otimismo que cerca o setor de logística e transporte internacional. Neste contato com os expositores e executivos é unânime que grandes negócios serão concretizados na feira”, diz Barbara Nogueira, gerente da feira.

Segundo dia - Nesta quarta, segundo dia de Intermodal, estão programadas palestras sobre o setor portuário, a continuidade do Intermodal Connections com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá e do Intermodal Solutions com cases especiais dos expositores da Intermodal.

Na agenda do evento, ênfase também para as empresas expositoras que detalharão investimentos durante coletivas de imprensa. A escolha da Intermodal para lançamentos e anúncios de investimentos ratifica a feira como ferramenta estratégica de negócios.

UBM e UBM Brazil- A UBM - United Business Media é a líder global em mídia de negócios para diversos mercados. Sediada em Londres, conta com 6,5 mil funcionários distribuídos em mais de 30 países. Tem como foco aproximar compradores e fornecedores em todo o mundo por meio de eventos especializados e de mídias impressas e eletrônicas. A UBM concentra-se em atender comunidades comerciais profissionais, desde médicos a desenvolvedores de jogos, de jornalistas a comerciantes de jóias, de fazendeiros a farmacêuticos em todo o mundo. No Brasil, a UBM organiza feiras como ConcreteShow e Intermodal e é a terceira maior organizadora internacional de eventos no país, com mais de 14 feiras de negócios em seu portfólio em 2011.

.[Intermodal South America 2011, de 05 a0 7 de abril (terça a quinta-feira), das 13 às 21 horas, no Transamerica Expo Center - São Paulo - SP - Brasil | www.intermodal.com.br]. * Eventos simultâneos:JOC Infraportos , dias 5 e 6 de abril | Intermodal Connections, dias 5, 6 e 7 de abril | Intermodal Solutions Forum, dias 5, 6 e 7 de abril. | Transamérica Expo Center, São Paulo - SP – Brasil. | Mídias Socias Twitter:@intermodal_news | Facebook: Intermodal South America].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: