Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/03/2011 - 08:15

Nova tecnologia patenteada utiliza o FILME APTIV® da VICTREX para criar laminados flexíveis sem necessidade de adesivos


Filadélfia, EUA – A delaminação causada pela deterioração dos adesivos que normalmente colam as camadas das estruturas de laminados pode levar à falha prematura do produto. Adesivos, frequentemente, deterioram-se quando expostos a altas temperaturas, umidade ou produtos químicos. Para resolver este problema, a Rogers Corporation, uma fabricante de materiais especiais de alta tecnologia, desenvolveu uma tecnologia patenteada para aquecer em alta temperatura os laminados com o filme APTIV ®, filme de alto desempenho da Victrex, diretamente para folhas de metal ou de outros materiais em estruturas laminadas tanto em chapa plana quanto em rolo, sem a necessidade de adesivos.

Eliminar o uso de adesivos traz inúmeras vantagens, incluindo a redução de COV (compostos orgânicos voláteis) durante a produção, o que torna as estruturas laminadas mais ecologiacamente corretas, reduz a quantidade de matérias-primas utilizadas em comparação com sistemas de base adesiva criando uma potencial redução de custo global, aumenta a condutividade térmica do laminado pela eliminação das camadas adesivas isolantes, e reduz a espessura do laminado permitindo a miniaturização de peças, pois os adesivos podem amentar até 50% da espessura e peso total de uma estrutura de laminado.

De acordo com Koen Hollevoet, Analista de Oportunidade de Negócios da Rogers Corporation, "Nós desenvolvemos o conhecimento do processo principalmente para o filme APTIV que é o filme termoplástico com o melhor desempenho e versatilidade disponível no mercado, pois fornece todas as propriedades do polímero VICTREX ® PEEK ™ em um formato fino e flexível. A Victrex Polymer Solutions, fabricante do filme APTIV, é a única empresa no mundo que é dedicada exclusivamente à fabricação de filmes à base do polímero PEEK. "

Para produzir os laminados sem adesivos, a Rogers Corporation instalou uma nova linha em sua fábrica na Bélgica. A capacidade de produção suporta estruturas laminadas rolo a rolo com um comprimento máximo de 400m e uma espessura máxima de 0,25 mm. Quando os rolos são apainelados, é possível uma largura máxima de 0.61m e comprimento de 1,22 m. A Rogers também pode produzir painéis planos prensados em dois tamanhos - 0.61m de largura x 0,46m de comprimento ou 0,46m de largura x 1,22m de comprimento, com uma espessura máxima do laminado de 1,5 mm em uma prensa. Ambos os processos patenteados permitem combinar o filme APTIV com folhas metálicas, como cobre, latão, alumínio ou outros materiais, incluindo tecidos de fibra de aramida ou de vidro. "Nosso produto padrão é o APTIV com folha de cobre ou de alumínio em um ou ambos os lados", explicou Hollevoet. "No entanto, podemos laminar em diversas configurações. Por exemplo, nós podemos produzir laminados com estruturas A-B, A-B-A e B-A-B. Além disso, o processo não está limitado a apenas três camadas de diferentes materiais. Basicamente, podemos fazer à medida qualquer estrutura de laminado sem adesivo combinando os filmes APTIV com os materiais adaptados às necessidades do cliente na utilização final do produto."

As características de alto desempenho do filme APTIV permitiram à Rogers expandir seu mercado para além das aplicações de circuitos de telecomunicações e radares de alta freqüência "O filme nos permite operar em aplicações de alta temperatura de uso contínuo, incluindo as aplicações cujo requerimento seja de até 200°C e pode suportar temperaturas de solda sem chumbo que podem chegar a temperaturas extremas de 280°C ", explicou Hollevoet. "O filme APTIV tem uma combinação única de propriedades, incluindo resistência a alta temperatura e resistência química, baixa absorção de umidade e excelentes propriedades mecânicas, elétricas e isolantes permitindo que nossos laminados sem adesivos funcionem em ambientes hostis, como os encontrados em diversas peças automotivas sob capô, onde maior vida útil da peça dá maior confiabilidade; nas aplicações downhole de Petróleo e gás. cuja confiabilidade e necessidade de evitar tempo de inatividade são críticos, e em aplicações aeroespaciais, onde laminados sem adesivos oferecem melhor desempenho e redução de peso "

"A Rogers está trabalhando com a Victrex em construções e aplicações atípicas, fora do nosso padrão de placas de circuito impresso", explicou Hollevoet. "A Victrex trabalha em aplicações diferentes das que são nosso foco atual por isso nossa colaboração realmente beneficia os clientes. Se os seus clientes necessitam de assistência com a laminação, a Victrex envolve nossa equipe para explorar como podemos identificar cooperativamente uma solução técnica e trabalhando com eles, estamos expandindo o alcance de nossa capacidade de processamento. " [ www.aptivfilms.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira