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17/03/2011 - 12:36

TMD Friction projeta maior participação na linha pesados

Com a crescente adoção no Brasil de freios a disco em ônibus e caminhões.

Os freios a disco para veículos comerciais já são largamente aplicados na Europa e Ásia. No Brasil, a tendência é a mesma e a TMD pretende aproveitá-la para continuar a crescer no mercado de veículos pesados. Inclusive, trata-se de uma questão de segurança, pois este tipo de freio diminui o tempo de frenagem e aumenta a estabilidade em comparação com os tradicionais freios a tambor.

Exemplo: partindo da imobilidade, para que um caminhão de 40 toneladas e motor de 500 hp atinja 90 km/h são necessários 45 segundos. Contudo, para que este mesmo caminhão freie de forma segura, suas pastilhas de freio devem ter a capacidade de fazê-lo em apenas três segundos. Para isto, elas precisam ter a capacidade de absorver uma potência de 4.500 hp!

Poucas empresas no mundo possuem a tecnologia necessária para a produção de produtos com esta performance. Mas a TMD é uma delas. Além de já fornecer para tradicionais montadoras européias (Scania, MAN, Volvo e Mercedes-Benz), o Grupo TMD Friction iniciou em 2010 o fornecimento de pastilhas de freio para a CNHTC (o maior fabricante chinês de caminhões pesados).

Os números deste gigante no segmento de caminhões extrapesados (a MAN detém 25% de participação) são significativos: produção de 190.000 veículos em 2010, 65.000 unidades a mais que no ano anterior. A CNHTC, também denominada Sinotruck, já nomeou 23 distribuidores no Brasil, os quais venderam 62 caminhões entre janeiro e fevereiro de 2011.

Esta montadora equipa seus veículos com o existe de melhor em tecnologia, pois visa exportá-los para os demais mercados do globo. Destaque-se que o processo produtivo aplicado na TMD China contou com a participação da engenharia da TMD brasileira.

Assim, o Brasil participou na elaboração do processo produtivo da planta de Hangzhou, onde aplicou a mesma tecnologia atualmente disponível em sua planta de Indaiatuba, SP. Em território chinês, a TMD ainda possui uma unidade em Shijiazhuang. No total, hoje a TMD China produz, entre pastilhas e lonas, mais de 13 milhões de peças. E projeta triplicar este volume em quatro anos.

A TMD Friction, fornecedora no Brasil de aplicações para a Mercedes-Benz e Iveco (por meio da Knorr) e também para a Volvo e Scania com produtos da TMD Alemanha, naturalmente atenderá as necessidades, na reposição nacional, dos veículos da CNHTC, já que possui a necessária tecnologia para isto.

Internamente, a unidade brasileira da TMD já utiliza, na produção de pastilhas para caminhões e ônibus, um exclusivo projeto patenteado. Ele proporciona melhor resistência ao desplacamento da massa de atrito, o que garante uma maior resistência estrutural da pastilha – ideal e necessária para certas condições críticas de utilização, como aplicação em ônibus urbanos articulados.

Atualmente, a empresa, em sua planta de Indaiatuba, produz pastilhas e lonas de freio para caminhões e ônibus. Tanto para montadoras, inclusive no exterior, como para o mercado de reposição, onde seus produtos são comercializados com a marca Cobreq.

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