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17/03/2011 - 12:15

AmstedMaxion desenvolve protótipo de vagão para transporte de contêineres

A empresa, líder no segmento ferroviário, sai na frente e inicia a produção de um protótipo do vagão “Double Stack”, a nova referência no transporte de contêineres.

A AmstedMaxion, analisando a tendência de crescimento no transporte de contêineres no Brasil e percebendo a necessidade do mercado ferroviário, desenvolveu o projeto do vagão “Double Stack”. Muito comuns nos EUA, os "Double Stacks" permitem que os contêineres sejam carregados um sobre o outro, gerando o dobro da capacidade transportada pela ferrovia, o que lhe dá extrema vantagem operacional em relação aos outros modais.

A Engenharia Ferroviária da AmstedMaxion trabalhou neste projeto durante seis meses para definir sua estrutura, calculada por elementos finitos e simulada dinamicamente para que as piores condições de via e carregamento sejam absorvidas em serviço, sem gerar qualquer dificuldade operacional tanto nos terminais de carga quanto de descarga, bem como nas oficinas de material rodante, já que todos os seus componentes são largamente conhecidos e de manutenção dominada pelas concessionárias ferroviárias.

Os elementos desse projeto foram definidos pelo pessoal técnico da empresa através de entrevistas com pessoas operacionais de todos os níveis das ferrovias e dos clientes das ferrovias para incorporar ao vagão todas as necessidades e eliminar as atuais dificuldades do segmento. Também foram realizados benchmarks em vagões similares fora do Brasil, para assegurar as vantagens competitivas e comparativas.

PROJETO - Os vagões carregados com os containeres tem uma altura final de seis metros em relação ao nível dos trilhos. Com isso, toda a sua estabilidade a altas velocidades foi analisada, sendo sua suspensão especialmente definida para que todos os movimentos verticais e laterais estejam sob controle.

Além disso, os truques do “Double Stack” representam o que há de mais moderno em termos de controle de vagões com alto centro de gravidade. O sistema de absorção de choques calculado para reduzir ao mínimo os efeitos dos impactos provenientes da operação ferroviária em longos trens e o sistema de freio desenvolvido com aplicação automática de pressão variável de força para quando o vagão estiver vazio ou carregado, gerando significativa economia.

O projeto dos vagões "Double Stack" foi desenvolvido para transportar contêineres padrão ISO de 20' e 40' ou tipo HIGH CUBE para ambas as bitolas ferroviárias brasileiras, sendo que dois protótipos de 1,60m estarão disponíveis para inicio dos testes ainda no primeiro trimestre de 2011.

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