Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

21/01/2011 - 06:56

Eurobras conclui projeto de virtualização com estabilidade e redundância no ambiente de TI

A fabricante de containers conseguiu descartar 12 equipamentos que causavam 99% dos problemas críticos da área de TI e hoje atua com uma estrutura de apenas 2 servidores virtualizados e um storage. Mais espaço no datacenter e economia de73% no consumo de energia elétrica também estão entre os principais benefícios. A consultoria de TI Danresa foi a parceira da Eurobras no projeto de virtualização, que levou cerca de dois meses para ser finalizado.

A Eurobras, líder de mercado especializada na fabricação e fornecimento de soluções habitacionais metálicas, atendendo ao mercado nacional e internacional, constatou no início de 2010 que 99% dos problemas críticos relacionados ao uso de sistemas de informação ou recursos de tecnologia tinham ligação com hardware, o que gerava a paralisação de servidores e, consequentemente, impactavam o funcionamento do ERP SAP, o sistema de e-mail e o acesso à Internet, entre outras funções fundamentais ao dia-a-dia dos negócios da empresa.

Adicionalmente, a empresa começou a traçar, em março do ano passado, um plano de crescimento e consolidação que tinha como pré-requisito uma revisão e adequação de todos os seus processos de negócios, operacionais e de suporte, incluindo os relacionados a Sistemas de Informação e Tecnologia. A revitalização dos processos de TI foi uma das frentes deste projeto de revisão e melhoria de processos, levando a Eurobras a contratar a Danresa, uma consultoria especializada.

A Eurobras contava com 12 servidores montados em sua matriz, localizada em Santo André (SP). Para diminuir a ocorrência dos problemas de TI, e assim aumentar a produtividade, a empresa tinha como opção substituir todos os seus 12 hardwares montados pela mesma quantidade de equipamentos de marcas consideradas de primeira linha e com arquitetura adequada para uso ininterrupto, como servidores de aplicação e rede. Foi estruturado então um projeto de avaliação de alternativas que contemplasse os requisitos de negócio de disponibilidade, confiabilidade e custos. O projeto produziu um estudo de viabilidade com três cenários: . Outsourcing de todo ambiente de TI, com fornecimento de equipamentos e serviços de operação, manutenção e suporte na base de contrato de serviços, evitando assim novos investimentos (Hosting)

. Outsourcing de todo ambiente de TI, mas com fornecimento dos servidores pela Eurobras, que faria os investimentos (Colocation)

. Revitalização do CPD Eurobras, com investimentos em reforço de infraestrutura, aquisição de novos equipamentos e manutenção do contrato de suporte e manutenção com a Danresa.

O ultimo cenário, num estudo para dois anos, mostrou-se mais vantajoso e fizemos o desdobramento em dois estudos: viabilidade e custos da aquisição de servidores individuais por ambiente sistêmico, ou aquisição de dois servidores maiores e uso de virtualização, ambos visando a uma alta disponibilidade e performance. O cenário escolhido foi o de virtualização” explica Iara Pires, Diretora de TI da Eurobras.

Virtualização como melhor alternativa – Virtualizar o ambiente de TI com a tecnologia VMWare foi a melhor alternativa proposta pela consultoria de TI Danresa. “O projeto durou cerca de dois meses e hoje a estrutura da Eurobras possui apenas dois servidores bastante robustos virtualizados e mais um storage, garantindo alta disponibilidade, estabilidade e redundância de fontes, discos HD e processadores”, afirma o sócio-diretor da Danresa, Renato Porta.

Além destes benefícios, a Eurobras também tem a flexibilidade de criação de novos ambientes, acomodando necessidades de expansão geográfica, com a criação de novas filiais e também a migração para o SAP das demais empresas do Grupo: Dynaplan sediada no Rio, e Planeta Saneamento, que comercializa sanitários químicos móveis, sem necessidade de aquisição de equipamentos adicionais.

Além de conseguir promover o crescimento de capacidade computacional dentro de um mesmo espaço físico no datacenter, a Eurobras também estima uma economia de 73% no consumo de energia elétrica. Com a finalização do projeto de virtualização na matriz, a empresa agora fará a replicação deste modelo para as principais filiais.

Danresa – Com mais de 12 anos de experiência no mercado de TI, a Danresa é uma consultoria de informática com atuação em todo o território nacional, focada em duas linhas de serviços principais e complementares: Desenvolvimento de Sistemas e Infraestrutura/Outsourcing. A área de Desenvolvimento é voltada a Projetos de Negócios por meio de sistemas personalizados de TI de acordo com a especificidade de cada cliente, realizando levantamento dos processos, análise e programação através de sua fábrica de software ou com profissionais alocados no cliente. Já a área de Infraestrutura inclui serviços como Outsourcing de TI, Gerenciamento e Monitoramento de equipamentos de missão crítica como Servidores, Roteadores, Switches e Links de conectividade, Instalação e Manutenção de pontos de rede, voz e dados, Suporte Técnico por meio de Service Desk – em que os atendimentos são feitos por uma equipe especializada e certificada nas práticas do ITIL - entre outros. Com cerca de 400 colaboradores e 100 clientes, a Danresa possui em sua carteira empresas como Basf (Suvinil), Ernst Young, Sem Parar, Schneider, CBC, Eurobras, Avape, Alves Feitosa Advogados, Instituto Airton Senna, Grupo Kaduna, Grupo Allis, CVC, WoodBrook, Salles Leite (Iguaçu Energia ), etc.

Eurobras - Utilizando-se das mais avançadas técnicas de fabricação e qualidade certificada ISO 9001, a Eurobras projeta, fabrica, vende e aluga(*) sua linha de módulos metálicos em chapa de aço galvanizada. Com idéias criativas na forma e no tamanho, a Eurobras desenvolveu produtos ecologicamente corretos, totalmente reutilizáveis, sem acúmulo de resíduos para o meio ambiente e com grande emprego de materiais recicláveis. Os produtos Eurobras oferecem condições para a montagem de quaisquer tipos de edificações provisórias, tais como: escritórios, alojamentos, refeitórios, vestiários, almoxarifados, depósitos e sanitários. Uma empresa com 30 anos de mercado, composta por 450 colaboradores, atuando em 10 estados brasileiros e em países do Mercosul, América Central e África. Atendendo 800 clientes dos mais variados segmentos, tais como : Petrobras, Odebrecht, Ministério da Defesa, Camargo Correa, OAS, Queiroz Galvão, Vale, etc.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira