Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

12/01/2011 - 09:00

Brastemp traz inovações do século 21 com charme dos anos 50


Refrigeradores e fogões Retrô são o primeiro lançamento da marca em 2011.

Agora, o consumidor Brastemp, que está cada vez mais interessado em imprimir sua personalidade em produtos que ofereçam inovação e estilo, encontra mais uma opção para deixar a casa com a sua personalidade: a família Brastemp Retrô, que até então possuía o Frigobar, conta agora com Refrigerador e Fogão.

“Quem move a criação destes produtos e os faz de fato são os próprios consumidores”, declara o gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti. Segundo ele, as pessoas que compram Brastemp têm uma mente aberta e curiosa, e estão em busca não só de produtos, mas de novas experiências. “Elas investem em um eletrodoméstico diferente e a família Retrô, sem dúvida, será um ponto de exclamação em suas cozinhas”, completa.

Para a criação, houve o envolvimento de diversas equipes, passando pelas áreas de design, tecnologia e marketing, que convergiram para o desejo do consumidor, manifestado com grande aceitação desde o lançamento do Frigobar Retrô, em 2007. O sucesso do produto instigou a equipe a levar a tendência vintage para outros eletrodomésticos, que estivessem mais presentes no cotidiano do consumidor – como um refrigerador e um fogão.

Foram muitas pesquisas e imersões no passado, mas também com os olhares no futuro, para que fossem atendidos todos os aspectos do projeto. Desde a observação de produtos que traduziam a marca há dezenas de anos, até o estudo da moda vintage; tudo o que traz a dualidade passado e futuro foi instrumento de inspiração.

O primeiro olhar do consumidor sobre o produto pôde ser notado em um evento da marca em 2009. Na época um “projeto-conceito”, o produto esteve exposto em uma das edições do BGourmet – evento no qual a Brastemp mostra as novidades do mundo da arquitetura e da gastronomia, convidando os principais nomes dessas áreas para decorar ambientes e oferecer aulas de gastronomia. Lá, o público conheceu o primeiro refrigerador Retrô e aceitação foi imediata. “Os resultados foram mensagens, e-mails e sugestões daqueles consumidores para que o conceito se tornasse uma realidade para compra”, revela a diretora de marketing, Claudia Sender.

Após isso, foi necessário cerca de um ano e meio de trabalho, para que todos os elementos conversassem e trouxessem um equilíbrio entre o novo e o antigo. Foram incluídos detalhes que ativassem nossa memória, mas com toda a tecnologia que precisamos para as tarefas diárias e o conforto do consumidor. Cantos arredondados, puxadores externos salientes e o logo do esquimó, ao lado da melhor economia de consumo de energia do mercado nessa categoria, controles eletrônicos e a qualidade de um refrigerador e fogão modernos formam um conjunto que se destaca em qualquer ambiente. A cara da Brastemp.

Tendência Retrô – O contemporâneo com cara de passado: uma inspiração muda tudo. Hoje, cores, letras, formas e música são transformadas por uma inspiração que vem lá de trás – uma mescla do que temos de melhor atualmente, com as expectativas do futuro e um insight de boas lembranças do passado. Sem aquele cheiro de naftalina ou nostalgia, mas a mistura do que somos hoje, com as boas lembranças do passado e as descobertas que o futuro tende a trazer.

As características dessa tendência de mescla de passado e futuro no presente estão detectadas em pesquisas realizadas pela Whirlpool Latin America – principalmente focadas no comportamento e nos desejos dos consumidores – que inspiraram o desenvolvimento da nova família de produtos Retrô pela marca Brastemp.

“O consumidor Brastemp busca sempre imprimir sua personalidade em casa, com produtos, que, como ele, são irreverentes, inovadores e diferentes. Queríamos achar uma novidade que trouxesse essa atitude aliada à tendência vintage que encontramos em nossas pesquisas”, explica a diretora de marketing da Whirlpool Latin America, Claudia Sender.

A influência do “antigamente”, mas sem cara de antigo (vintage), é observada claramente no campo da moda, por exemplo, com vestígios de elegância, glamour, feminilidade, cores e cortes dos anos 40 e 50. É interessante observar a releitura de toda a escala cromática utilizada na época: o que acontece não é uma replicação exata, mas uma reinterpretação de cores com uma pitada contemporânea, como é o caso das próprias cores da dos novos produtos Retrô da Brastemp.

Além disso, músicos se influenciam e colocam cada vez mais elementos do jazz, classic rock e folk em canções que emplacam nas rádios, ou melhor, nos atuais IPods. Vozes poderosas e acordes trabalhados nas partituras das décadas douradas povoam as atuais bandas e cantores. Uma releitura do passado com ar de novo.

Outro campo de clara aparição deste “antigo remodelado” são os produtos, que vão desde automóveis até objetos de decoração – como os refrigeradores e fogões Retrô da Brastemp, que na visão do gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti, “é um objeto de decoração também funcional, e não o contrário”.

Utilizar o bom do antigamente, com o que há de melhor de hoje para fazer o produto de amanhã. Esta foi a tendência observada no cotidiano e, principalmente, nas pessoas para a criação dos novos produtos Retrô que são assiiim... uma Brastemp.

As principais características dos modernos Retrô que são assiiim... uma Brastemp

Refrigerador- Numa mistura de traços clássicos e modernos, o novo refrigerador Brastemp Retrô resgata verdadeiros ícones da história da marca: o simpático esquimó da Brastemp no grafismo do painel; o alinhamento vintage, tanto interno quanto externo com linhas mais curvas; os puxadores em liga de alumínio cromado; e o logo utilizado pela Brastemp nos anos 50.

Além do design inspirador, o produto oferece a comodidade e a tecnologia do século 21. Os exclusivos porta-latas e cestinha de frutas são removíveis, garantindo facilidade para levar os itens à mesa. A cestinha ainda possui um fundo vazado que evita o contato da fruta com o fundo do pote.

Uma solução prática e sustentável, o controle eletrônico externo facilita a escolha da temperatura e evita a abertura da porta para fazer os ajustes, economizando energia elétrica. Porque não basta atender às necessidades do consumidor – é preciso enxergar também a demanda do meio ambiente.

Dentro de seus 352L de capacidade, o compartimento ‘extra-frio’ guarda espaço específico para um resfriamento mais rápido e o de ‘congelados especiais’ reserva um lugar para os produtos que precisam de um armazenamento específico.

E lógico que a tecnologia Frost Free, introduzida no mercado brasileiro pela Brastemp, tem que estar presente na lista de inovações do Retrô. Com o frost free é desnecessário fazer o degelo, pois o sistema já evita automaticamente a formação de gelo nas paredes do freezer.

O freezer conta com a função ‘congelamento rápido’, uma maneira eficaz de conservar as características naturais dos alimentos. Por meio do congelamento rápido, a fase de cristalização do gelo, que ocorre entre as temperaturas de 0ºC a - 5ºC, é ultrapassada mais rapidamente, minimizando a perda de água dos alimentos e, portanto, mantendo a sua constituição natural. Preço sugerido: R$ 7.999.

Fogão- A família Retrô Brastemp também ganha outro membro: o Fogão Brastemp Retrô. O design traz a cara do passado com a modernidade do presente com elementos como o backsplash (complemento decorativo do fogão), grafismos e abas laterais, que remetem à década de 50.

O alinhamento do fogão 4 bocas segue o mesmo estilo vintage do refrigerador, inclusive com os detalhes cromados e a figura do tradicional esquimó.

Entre as facilidades estão a mega-chama (potência de 3,4 kw) e a função grill (potência 1.600w), que auxiliam na preparação de pratos. Já o timer digital avisa quando o tempo de preparo chegou ao fim e as trempes de ferro fundido esmaltadas e individuais facilitam a limpeza do aparelho. Além disso, o fogão também é classe A quando o assunto é consumo de energia.

Assim, juntando inovação, funcionalidades modernas e design com a tendência Retrô, o fogão traz toda a qualidade e robustez de um moderno eletrodoméstico Brastemp, com o charme e a elegância de outrora. Preço sugerido: R$ 3.999.

Whirlpool Latin America - Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Trabalhar” desde a primeira edição, em 1997, a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking de 2010 e a Empresa Mais Inovadora do país, segundo a revista Época Negócios.

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas.

Perfil- A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 17 bilhões em 2009, 67 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. [ www.whirlpoolcorp.com].

Centésimo aniversário da Whirlpool Corporation - Fundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira