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29/12/2010 - 06:56

Fábrica “Verde” da Leão Júnior completa um ano de atividade com avanços em seu modelo de gestão

Em um ano de funcionamento, recém-completado, a Fábrica “Verde” da Leão Júnior, primeira planta nesse modelo do Sistema Coca-Cola na América Latina, confirma a redução mensal do consumo de água e energia em 23% e 36%, respectivamente, durante o período. “É uma economia significativa. Se pudéssemos dimensionar, a água seria o equivalente a um milhão de copos de chá Matte Leão de 300 ml. E a energia, poderia iluminar 100 casas de quatro pessoas por um período de um mês”, diz Mauro Ribeiro, diretor Relações Institucionais da SABB – Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil, empresa que desde outubro de 2010 passou a gerir todas as unidades da Leão Júnior no país. Engajada para incorporar uma atitude mais sustentável no cotidiano de seus colaboradores, a administração da fábrica adotou medidas de gestão com foco na redução da “pegada de carbono”. Aumento de contratação de pessoas residentes no município onde a unidade fabril está instalada, representando 33% do quadro funcional atual, disponibilização de vagas no estacionamento dedicadas para quem tem carro com combustível renovável e para quem adota a prática de oferecer carona a seus colegas de trabalho e incentivo no uso de bicicleta como meio de locomoção ao local de trabalho são algumas das iniciativas implantadas para contribuir com a redução do GEE (Gás de Efeito Estufa) na atmosfera, decorrentes das atividades humanas.

Alguns diferenciais da Fábrica da Leão Júnior em Fazenda Rio Grande - Iluminação natural: uso de telhas translúcidas que garantem a iluminação natural das áreas de produção, inclusive dentro das salas de envase, reduzindo significativamente a demanda por energia para efeito de iluminação.

Utilização de energia renovável e auto gerada: uso de aquecedores solares para a água utilizada áreas de vestiários e laboratórios.

Telhado verde: aplicação de revestimento vegetal nos prédios sociais, refeitório, salas técnicas e portaria. Funciona como um isolante térmico natural e como purificador de ar.

Coleta da água da chuva: captura da água de chuva no telhado do galpão industrial e armazenagem para reuso em descargas, limpezas de pátios e irrigações.

Arquitetura ecoeficiente: orientada para reduzir ao máximo os impactos no entorno do terreno para preservar os espaços entre os prédios e criar áreas verdes no perímetro, aumentando o bem-estar dos ocupantes.

Baixo impacto sobre o solo: o projeto de terraplanagem do terreno previu a menor movimentação de terra possível, reduzindo riscos de erosão do solo. Além disto, realizou a compensação dos volumes de corte e aterro, evitando qualquer importação ou retirada de material no espaço do terreno.

Utilização de materiais manejados de forma social e ambientalmente responsável: uso preferencial de materiais de construção com origem certificada, de origem conhecida e próxima à construção, que causam baixo impacto ambiental no processo de extração/fabricação, além de materiais de baixo índice de emissão de COV (compostos orgânicos voláteis).

Uso racional da água: além do aproveitamento da água da chuva, são usados elementos que ajudam na economia de água, como válvulas de descarga de volume reduzido.

Drenagem pluvial: Escoamento da água de chuva por meio de valas gramadas, o que permite sua absorção pelo solo já durante a sua condução.

Fábrica em dois níveis: Abastecimento da matéria prima utilizando o desnível do terreno, aproveitando a força da gravidade para a movimentação das ervas e reduzindo o uso de energia.

SABB - Criada em 2007, a SABB – Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil é uma joint venture formada pela Coca-Cola Brasil e seus Fabricantes regionais, responsável pela gestão de toda a cadeira produtiva da linha nacional de bebidas sem gás do portfólio da The Coca-Cola Company.

Atualmente operando as empresas Sucos Mais (ES), Del Valle (SP) e Leão Jr. (PR e RJ), a SABB é responsável por produzir Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Del Valle para o Mc Donald’s, Burn, Laranja Caseira, Gladiator, I9, Powerade, Chá Leão, Leão Ice Tea, Guaraná Power, Kashaya Tea e Chimarão Pampas.

A Leão Júnior - Com mais de 109 anos de história e tradição, a Leão lidera o mercado brasileiro de chás em todos os segmentos com a marca Matte Leão. O portfólio de produtos apresenta uma variedade de mais de 100 tipos de chás secos e prontos para beber, disponíveis em embalagens práticas para atender todos os perfis de consumidores, suas preferências e necessidades. A empresa apresenta cinco marcas em seu portfólio: Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Guaraná Power, Kashaya Tea e o Chimarrão dos Pampas.

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