Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/12/2010 - 09:52

Grupo Linx comemora 25 anos de atuação

Organização se consolidou como a principal fornecedora de soluções tecnológicas de gestão para empresas de varejo do mercado brasileiro. E os planos continuam arrojados: além de fechar o ano de 2010 com um faturamento da ordem de R$ 130 milhões, o Grupo almeja alcançar um faturamento anual de R$ 300 milhões nos próximos quatro anos mirando a abertura de capital na Bovespa.

Marcas renomadas como Ellus, Magazine Luiza, M.Officer, Triton, Track&Field, TNG, Trousseau, Americanas, Starbucks, Drogaria SP, Telhanorte, Le Lis Blanc e Hering, entre outras, se tornaram verdadeiros casos de sucesso na cena empresarial brasileira. São empresas que se despontaram em seus mercados de atuação pelo alto grau de profissionalismo, muito trabalho e atenção a cada detalhe em suas operações. Além do grande sucesso, estas empresas compartilham a confiança que depositam nos serviços e produtos do Grupo Linx para se tornarem cada vez mais eficientes e competitivas. Ao lado destes clientes e de outras milhares de empresas de diferentes ramos do varejo, o Grupo, formado pelas unidades de negócios Linx Sistemas, Linx Telecom, Linx Logística, Linx Fast Fashion e Linx Prevenção de Perdas, comemora em 2010, 25 anos de existência. Na sequência das comemorações, será inaugurada, no primeiro trimestre de 2011, a nova sede da empresa, em São Paulo, com instalações mais modernas em um prédio de 10 andares.

Uma história de empreendedorismo e sucesso empresarial vem sendo construída desde a fundação do Grupo Linx em 1985. Os números hoje impressionam: mais de 5.000 clientes no Brasil, América Latina e Europa, cerca de 52.000 PDVs instalados e mais de 1.200 colaboradores locados na matriz e nas filiais no Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Jaboticabal, São Carlos, São José do Rio Preto e Montenegro, além de unidades de relacionamento e parceiros distribuídos pelo Brasil e exterior.

Ao longo destes anos, o Grupo Linx se consolidou como a maior organização especializada em soluções tecnológicas para empresas de varejo da América Latina. Em 2010 vai alcançar um faturamento na casa dos R$ 130 milhões e a previsão para 2011 é superar a marca de R$ 200 milhões.

Por meio de uma bem sucedida estratégia de expansão, a organização, a partir de 2009, deu uma verdadeira guinada em sua trajetória. O movimento se iniciou com a incorporação da Quadrant, que permitiu dobrar o faturamento da Linx Sistemas. Menos de dois anos depois, a Formata foi adquirida e, no início desse ano, a CSI e a Inter Commerce se integraram ao Grupo. Ao todo, os investimentos superaram a casa dos R$ 100 milhões, empregando em parte recursos próprios, complementados por aporte da BNDES Participações S.A (BNDESPAR), que assumiu uma participação de 21,7% no Grupo Linx. No início de dezembro de 2010, o Grupo Linx anunciou a aquisição das empresas Dia System e CNP Engenharia de Software, ambas com forte presença no ramo de concessionárias de veículos, assumindo a liderança de mercado em um novo segmento do varejo.

"Até 2007 éramos uma companhia no patamar de R$ 30 milhões. Em 2008, discutimos se seriamos ou não os consolidadores desse mercado. Decidimos que era a hora de investir na compra de concorrentes que agregassem valor ao negócio e que pudessem ampliar nossa atuação regionalmente ou em novos segmentos do varejo. Resolvemos então buscar o apoio do BNDES para ampliar as operações e os investimentos em pesquisa e desenvolvimento". explica Alberto Menache, diretor presidente do Grupo Linx.

Com as aquisições, a unidade de negócios Linx Sistemas, especializada em soluções para varejo e líder no ramo de confecções e vestuário, fortaleceu-se no mercado de redes de grande porte, ingressando em segmentos até então pouco explorados, como home centers, eletro-eletrônicos e eletrodomésticos, supermercados, farmácias e concessionárias de veículos. Responsável por 75% do faturamento do Grupo Linx, é hoje a maior software house da América Latina voltada para o varejo.

Ao longo dos anos, o estreito relacionamento com os clientes e o entendimento das suas necessidades criaram oportunidades para o desenvolvimento de novas soluções complementares ao core business (ERP), em outsourcing de conectividade e telecomunicações, logística, prevenção de perdas, dentre outras, ofertadas pelo Grupo. "Ao identificar as necessidades do varejo, incorporamos novos negócios. Estamos sempre antenados em novidades e tecnologicamente um passo à frente do mercado", ressalta Nercio Fernandes, fundador e diretor de pesquisa e desenvolvimento do Grupo Linx.

Um pouco da história - Nos anos 80 o mundo estava se transformando e o Brasil também vivia um período de grandes mudanças: a Apple lançou o revolucionário computador Macintosh, o muro de Berlin foi ao chão, os brasileiros elegeram Tancredo Neves Presidente da República após anos de regime militar e uma nova Constituição foi promulgada. Dentro deste cenário, em meados de 1985, começa a história do Grupo Linx.

Empolgado com a revolução da micro informática, o recém formado engenheiro Nercio Fernandes, criou uma empresa denominada Microserv. Atendendo inicialmente os pequenos negócios da região do Brás e Bom Retiro, em São Paulo, e com idéias inovadoras, começa de forma gradativa a se consolidar uma especialização tecnológica de gestão empresarial no ramo de vestuário.

Neste período surgiu o software chamado MicroMalhas que foi evoluindo, amadurecendo aos poucos, até que, em 1990, passou a ser chamado de Sistema Linx. Além de ser a pedra inicial do atual produto carro-chefe do Grupo - o software Linx ERP - este primeiro produto acabou por inspirar o nome da empresa na ocasião: Linx Sistemas. Também nos anos 1990, foi firmado um importante contrato com a Ellus, cliente que mantém uma estreita parceria até hoje com o Grupo Linx. A necessidade de processos mais complexos e específicos deste novo cliente, impulsionaram de forma definitiva o desenvolvimento do software que com o tempo se tornou um sistema modular automatizado e integrado, um verdadeiro e completo sistema ERP (Enterprise Resource Planning), capaz de atender tanto a gestão de back office quanto de frente de loja.

"No final da década de 1990 passamos definitivamente a focar o varejo, pois sentimos que a distribuição de renda no Brasil propiciaria o crescimento desse setor. Percebemos também que a indústria apresentava mais maturidade tecnológica, enquanto o varejo ainda era um setor em desenvolvimento, carente por soluções e que assim nossos produtos e serviços poderiam de fato agregar um valor diferenciado", diz Alberto Menache.

No ano 2000 foi criada a unidade Linx Logística, especializada em logística interna, que integra equipamentos de vários fornecedores. O objetivo era atender à demanda das empresas do varejo com uma oferta de soluções avançadas para movimentação, armazenagem e separação de pedidos de mercadorias em geral em centros de distribuição.

Na mesma época, identificou-se a grande necessidade dos clientes varejistas por conexão de rede segura em suas lojas, pois as operadoras tradicionais não entendiam as necessidades específicas do segmento e não tinham soluções adequadas para o setor. Assim foi criada a unidade Linx Telecom, detentora de um portfólio de soluções de telecomunicações com foco específico para o varejo. Atualmente, a unidade tem grande cobertura geográfica e em segmentos do Varejo, com uma operação presente em mais de 40 dos principais shopping-centers do país.

A organização tornou-se mais complexa a partir de 2004. A atuação paralela da Linx Sistemas, Linx Logística e Linx Telecom, requeria maior articulação, gestão e administração de recursos, surgindo assim uma holding (Linx S.A) para unificar e fortalecer as unidades de negócio. A operação foi viabilizada por uma central de serviços compartilhados, incluindo as áreas de recursos humanos, marketing, TI e controladoria, sob a responsabilidade de Alberto Menache, então diretor corporativo do Grupo Linx.

Posteriormente em 2007, foi criada mais uma unidade, a Linx Fast Fashion, que passou a atuar como um operador logístico terceirizado com foco nos ramos de vestuário, calçados e acessórios, assumindo todos os processos de logística como recebimento, manipulação e armazenagem de produtos, separação e expedição de pedidos para lojas próprias, franquias e multimarcas, além da gestão de fretes.

Metas ambiciosas - Em 2010, com a criação da 5ª unidade de negócios, a Linx Prevenção de Perdas, o Grupo Linx complementou e fortaleceu ainda mais a oferta de soluções para o varejo, por meio de soluções que visam minimizar perdas relacionadas a materiais, oportunidades, tempo e capital em várias verticais de mercado (segmentos do varejo), utilizando uma equipe especializada e processos amparados por tecnologia de ponta.

O cenário econômico promissor e a dinâmica do mercado de varejo sempre demandando inovações tecnológicas, reforçam os planos de crescimento do Grupo Linx. "Em quatro anos a nossa meta é atingir uma faturamento anual de R$ 300 milhões, momento em que estaremos prontos para olhar para a abertura de capital na Bovespa. E esse prazo pode até ser encurtado", comemora Nercio Fernandes.

Perfil- O Grupo Linx, há 25 anos desenvolvendo as melhores soluções tecnológicas de gestão empresarial, é líder no segmento de Varejo, com mais de 5.000 clientes no Brasil, América Latina e Europa e mais de 52.000 PDVs instalados.

Atuando nos segmentos de vestuário, calçados, supermercados, home centers, farmácias, eletro-eletrônicos e eletrodomésticos, acessórios e jóias, presentes, concessionárias, auto-peças, food-service, postos de combustível e entretenimento, o Grupo Linx conta hoje com mais de 1.200 colaboradores em sua matriz e filiais, além de dispor de unidades de relacionamento e parceiros distribuídos pelo Brasil e exterior. Para atender de forma integral às necessidades atuais do mercado varejista, o Grupo é composto por 5 Unidades de Negócio: Linx Sistemas, Linx Telecom, Linx Fast Fashion, Linx Logística e Linx Prevenção de Perdas.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2018 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira