Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/11/2010 - 07:56

GE e Petrobras assinam memorando de entendimento para cooperação tecnológica em pesquisa e desenvolvimento

São Paulo – A GE, presente no Brasil há mais de 90 anos, e a Petrobras, líder do setor petrolífero brasileiro e uma das maiores empresas de energia do mundo, assinaram no dia 11 de novembro (quinta-feira), Memorando de Entendimento visando futura cooperação tecnológica em projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados para sistemas de monitoramento e controle da produção de óleo e gás.

O desenvolvimento de sistemas submarinos e compactos para a produção de óleo e gás, de inspeção e monitoramento remoto de equipamentos, dentre outros, estão entre os objetivos deste Memorando.

"A GE está comprometida em desenvolver novas tecnologias para atender a demanda do Brasil na área de óleo e gás. Esta parceria entre o Centro de Pesquisas da companhia com a Petrobras alavanca inúmeras oportunidades na área de pesquisa energética. Além disso, a experitse de mercado da empresa, aliada ao profundo conhecimento de nossos pesquisadores, posicionará o Brasil entre os principais países na diversificação da matriz energética", disse o presidente da GE para o Brasil, João Geraldo Ferreira.

O acordo foi assinado no edifício Ventura, no Rio de Janeiro, com a presença do presidente e CEO da GE do Brasil, João Geraldo Ferreira, do presidente e CEO da GE Oil&Gas, Claudi Santiago, do vice-presidente da GE Oil&Gas para a América Latina, Fernando Martins. Pelo lado da Petrobras, estiveram presentes o Gerente Executivo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, Carlos Tadeu da Costa Fraga, e a Gerente Executiva de Engenharia de Produção, Solange da Silva Guedes. A assinatura do acordo é uma das etapas para a construção pela GE de um centro de tecnologia no Brasil.

“Esta estratégia de atração de centros tecnológicos de importantes fornecedores da Petrobras, como a GE, tem sido altamente bem sucedida. Este movimento, complementado pela expansão do Centro de Pesquisas da Petrobras e pela ampliação da capacidade experimental, na área de óleo & gás, nas universidades e institutos de pesquisa brasileiros, está tornando o Brasil um dos mais relevantes pólos tecnológicos do mundo nesta área”, ressalta Carlos Tadeu.

Este Memorando de Entendimentos é válido por 1 ano e 3 meses, período no qual a Petrobras e a GE, através de discussões técnicas, identificarão oportunidades e estabelecerão projetos de pesquisa & desenvolvimento para realização conjunta.

Perfil- A GE é uma companhia diversificada que atua nas áreas de infraestrutura, finanças e mídia, desenvolvendo soluções para os problemas mais complexos do mundo. Da manufatura de turbinas para aeronaves, geração de energia até serviços financeiros, soluções para área de saúde e programação televisiva, a GE opera em mais de 100 países e emprega, globalmente, cerca de 300.000 funcionários.

No Brasil, a GE mantém atividades desde 1919, com escritórios de vendas e marketing distribuídos em diversos estados e com unidades industriais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco grandes negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 6.000 funcionários. [www.ge.com/br].

Perfil- A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, que atua de forma integrada nos seguintes segmentos: exploração e produção de petróleo e gás natural; geração e distribuição de energia elétrica; produção de derivados de petróleo, comercialização de petróleo, gás natural, gás natural liquefeito, derivados de petróleo e energia elétrica; transporte de petróleo, gás natural e derivados; produção de petroquímicos básicos; produção de fertilizantes; produção de biocombustíveis e distribuição de derivados.

Com 25% das operações de petróleo em águas profundas do mundo, a Petrobras vem expandindo suas operações com o objetivo de ficar entre as cinco maiores empresas integradas de energia do mundo até 2020. Integra o pequeno grupo de companhias de energia que produzem mais de 2,5 milhões de barris de petróleo e gás natural equivalente (BOE) por dia. Sua produção de petróleo no país é superior à demanda brasileira e à capacidade de processamento das refinarias nacionais. Com o desenvolvimento da produção dos reservatórios descobertos, com a descoberta nas camadas do pré-sal e com a construção de cinco novas unidades de refino, a Petrobras tem perspectivas reais de se tornar uma grande exportadora de petróleo e derivados, nos próximos anos.

A Petrobras estabeleceu como Visão 2020 da companhia tornar-se uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo, tendo como pilares desse desenvolvimento a rentabilidade, a responsabilidade social e ambiental e o crescimento integrado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira