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11/11/2010 - 08:57

A Chapa Lexan* ultra-resistente da SABIC Innovative Plastics para janelas de trem ajuda a Plexx com redução de custos e otimização da produção

Düsseldorf, Alemanha — A SABIC Innovative Plastics anuncia que sua chapa de policarbonato (PC) Lexan* F6000, ultra-resistente e com propriedade retardante à chama (FR), foi escolhida pela grande empresa norueguesa de conversão de plásticos, Plexx AS, para termomoldar as primeiras janelas para cabines de trens europeus de passageiros da Rede Ferroviária Estatal Norueguesa.

Esse material de PC com propriedades avançadas, feito sob medida, substitui o composto de chapa moldado (SMC) por um processo com desempenho superior e ciclos mais rápidos, evitando as várias operações secundárias que o SMC exige. A SABIC Innovative Plastics oferece suporte aos clientes no competitivo setor de transporte, contribuindo para que eles sejam bem-sucedidos em seus projetos por meio de soluções avançadas com alto desempenho, economia de custos do sistema e um produto final diferenciado e superior, quando comparado aos materiais termorígidos.

“Tínhamos dois objetivos principais ao fazer o upgrade do SMC para a chapa Lexan F6000: cortar os custos dos quadros de janelas e desenvolver um produto com qualidade superior, para diferenciação no mercado”, afirma Arild S. Johnson, diretor-executivo da Plexx AS. “Com a ajuda da SABIC Innovative Plastics atingimos essas metas. Em comparação com o SMC, a chapa Lexan é mais rápida e fácil de processar, oferece maior flexibilidade de projeto e resistência, além de manter uma aparência atraente mesmo depois de uso intenso. Em suma, a equipe da SABIC Innovative Plastics nos proporcionou um grade de policarbonato personalizado e de alta qualidade, permitindo que criássemos um produto exclusivo que se destaca no mercado e, o mais importante, atende às necessidades do cliente”, completa Johnson.

A chapa Lexan F6000, que pode receber cores personalizadas, oferece excelente retenção de cor e textura após a termoformação, além de alta durabilidade para uso no exigente ambiente da rede ferroviária pública. O material está em conformidade com os requisitos de proteção contra incêndios da via férrea: retardância à chama UL94 V0 a 1,5 mm, de acordo com a norma ASTM E162, e desempenho com baixa emissão de fumaça (ASTM E662) e toxicidade (BSS 7239 e SMP 800 C).

Trazendo à bordo uma nova tendência em janelas de trem - A chapa Lexan F6000 oferece diversas e importantes vantagens em relação ao SMC tradicional para quadros de janela. Primeiro, tem uma relação custo-benefício altamente significativa, mesmo considerando que só a extremidade da chapa seja utilizada e a parte central seja reciclada. Segundo, o material da SABIC Innovative Plastics reduz o tempo dos ciclos em até 80% em relação ao SMC, agilizando o processo produtivo. A cor no molde evita operações secundárias, como pintura e lixagem; e a termoformação não requer colagem nem trabalho manual. Além disso, o material não requer uma etapa de cura. Todos estes fatores eram necessários no SMC.

“Nossa chapa Lexan F6000 já é amplamente usada no setor de aeronáutica, pois oferece um bom desempenho como retardante à chama, alta resistência a impactos e uma aparência muito atraente”, afirma Lennard Markestein, diretor de marketing global, de Filmes e Chapas Especiais da SABIC Innovative Plastics.

“Esses atributos, além das vantagens de custo e duração dos ciclos, tornam a chapa Lexan o produto ideal para substituir o SMC. Nossa colaboração com a Plexx demonstra como a SABIC Innovative Plastics pode ajudar seus clientes a obter uma clara vantagem competitiva nos diferentes setores, utilizando tecnologias inovadoras”, diz Markestein.

A chapa Lexan F6000 também oferece a vantagem de ser ecologicamente sustentável em relação ao SMC, pois reduz a emissão de composto orgânico volátil (VOC), quando associado à pintura e à cura convencionais. Além disso, o fato de a chapa Lexan F6000 ser aproximadamente 30% mais leve que o SMC tradicional, pode contribuir para redução do consumo de combustível.

Esta chapa de PC possui uma textura especial e exclusiva, resistente à abrasão e impressões digitais, ajudando a manter uma aparência atraente mesmo em condições de uso intenso. A SABIC Innovative Plastics desenvolveu, por meio do recurso ColorXpress, uma correspondência exata da tonalidade vermelho-alaranjada que incorpora a marca da Rede Ferroviária Norueguesa, além de personalizar a propriedade retardante à chama do produto para atender aos padrões de FST (chamas/fumaça/toxicidade) exigidos na Noruega.[ www.sabic-ip.com].

A SABIC Innovative Plastics é líder global em fornecimento de termoplásticos de engenharia oferecendo soluções inovadoras a seus clientes há 75 anos. Atualmente, a SABIC Innovative Plastics é uma empresa multibilionária com operações em mais de 35 países e cerca de 9.000 funcionários em todo o mundo. A empresa continua a liderar o setor de plásticos, com a colaboração de seus clientes e investimentos contínuos em novas tecnologias de polímeros, desenvolvendo aplicações globais, tecnologias de processos e soluções ambientalmente responsáveis que atendem a diversos mercados, como o automotivo, de aparelhos eletrônicos, construção civil, transporte e médico-hospitalar. A extensa linha de produtos da empresa abrange resinas termoplásticas, revestimentos, compostos especiais, filmes e chapas. A SABIC Innovative Plastics [www.sabic-ip.com] é uma subsidiária integral da Saudi Basic Industries Corporation (SABIC), uma das seis principais fabricantes de produtos petroquímicos do mundo.

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