Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT RSS BOLETIM TV FATOR BRASIL LINKS PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/11/2010 - 21:12

Resinas Sustentáveis para Compósitos (plástico reforçado com fibras de vidro)

A Elekeiroz lança completa linha de resinas sustentáveis de base vegetal para a fabricação de peças em compósitos, substituindo parcialmente recursos fósseis como o petróleo.

Para acompanhar os desenvolvimentos de produtos verdes, a Elekeiroz (Várzea Paulista, SP), uma das mais importantes fabricantes de resinas poliéster na América Latina, está lançando a linha Biopoli de resinas poliéster insaturado (bases ortoftálicas/tereftálicas, diciclopentadieno DCPD e isoftálicas), de base vegetal, para a fabricação de peças em compósitos (também conhecido como composites, plástico reforçado ou fiberglass). Como empregam matérias-primas de fontes renováveis e resinas termoplásticas reutilizadas em sua fabricação, esta nova linha pode economizar até 20% dos recursos fósseis não-renováveis usados nas resinas poliéster tradicionais. Com tecnologia 100% nacional e pedido de patente requerido, é fruto dos investimentos realizados pela empresa em Pesquisa e Desenvolvimento nos últimos anos.

De fácil processamento pois não exigem nenhuma alteração de processo do transformador, as resinas desta nova linha oferecem excelente rigidez e durabilidade, requisitos fundamentais para serem aplicadas nos materiais compósitos. Mantêm todas as propriedades físico-químicas das resinas poliéster convencionais, garantindo performance similar ou superior às peças fabricadas. Estão disponíveis para os processos de moldagem aberta como laminação manual e a pistola, e moldagem fechada como RTM convencional e de baixa pressão.

O lançamento desta tecnologia no mercado latino-americano viabilizará o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos com exigências específicas de sustentabilidade e desempenho, em diversos segmentos industriais como automotivo, construção civil, eletroeletrônico, náutico, infraestrutura, esporte & lazer, entre vários outros. Também se caracteriza como uma excelente alternativa de produção para as empresas transformadoras que já desejam se alinhar com as tecnologias futuras.

A linha Biopoli de resinas poliéster da Elekeiroz é produzida integralmente com recursos de aproveitamento de energia gerada internamente e proveniente de outros processos de produção química no site da empresa. Esta energia, em vez de ser desperdiçada nos trocadores de calor, é convertida novamente em utilidade industrial, economizando enorme quantidade de recursos externos proveniente de concessionária de energia elétrica ou, ainda, obtida de queima de gás ou óleo combustível.

Elekeiroz- Tradicional fabricante de commodities e especialidades químicas para todos os mercados, a Elekeiroz SA (Várzea Paulista, SP, e Camaçari, BA) fabrica matérias-primas e insumos intermediários para várias aplicações, inclusive para a produção de resinas poliéster e alquídicas, assim como desenvolve e produz resinas poliéster insaturado isoftálicas e ortoftálicas, tereftálicas, fumáricas, blendas e pura DCPD para o mercado de composites do Brasil e da América Latina. A Elekeiroz é atuante nos principais setores do mercado (automotivo, construção civil, saneamento e indústria, elétrico e telecomunicações, naval, etc.), sendo parceira, de tecnologia para o Brasil, da DSM, líder europeia no desenvolvimento e produção de resinas poliéster insaturado. A Elekeiroz possui contratos de distribuição para o território brasileiro dos compostos de moldagem contração zero da Nord Composites, França.

A Elekeiroz conquistou o 1º lugar no 5º Prêmio FIESP de Conservação e Reúso de Água (2010).

Em seguimento a sua política de Sustentabilidade, a Elekeiroz é patrocinadora do Programa Nacional de Reciclagem de Compósitos, realizado pelo IPT em parceria com a Abmaco.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2014 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira