Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2010 - 09:22

Diretor-geral da ANP fala sobre os desafios do setor de petróleo e gás na abertura da Rio Oil & Gas


O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, afirmou no dia 13 de setembro (segunda-feira) na abertura da Rio Oil & Gas, que o Brasil tem quatro grandes desafios no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis. O primeiro é a retomada das rodadas de licitações de áreas para exploração e produção de petróleo suspensas há dois anos. Haroldo Lima acredita que a ANP poderá divulgar o edital da 11ª rodada ainda este ano. O segundo é a importância da diversificação da matriz brasileira de combustíveis. Ele afirmou que o etanol e o biodiesel continuam sendo prioridade para o Brasil, que é o segundo maior produtor de etanol do mundo, ocupando a mesma posição em relação à produção de biodiesel, atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha, respectivamente.

O terceiro ponto destacado pelo dirigente da ANP foi o desenvolvimento de pequenas e médias empresas no segmento de exploração e produção de petróleo. O diretor-geral disse que a Agência vem fazendo um grande esforço nesse sentido e lembrou que nos Estados Unidos existem aproximadamente 20 mil pequenas e médias empresas, enquanto que no Brasil elas são apenas 25.

"Os pequenos campos conhecidos como campos marginais podem não interessar às grandes empresas, mas são uma grande oportunidade para as pequenas e médias se desenvolverem aqui no Brasil", observou.

Por último, o diretor-geral da Agência destacou os desafios do pré-sal. Segundo Haroldo Lima, a intenção do governo é transformar o Brasil num grande exportador de derivados de petróleo, como óleo diesel e gasolina. "Não queremos nos transformar em mais uma vítima da doença do petróleo. Nós não conseguiríamos desenvolver a nossa indústria sem o controle da produção, por isso a mudança do marco regulatório", afirmou, acrescentando que o pré-sal ocupa apenas 2% da área de bacias sedimentares brasileiras.

"Investindo no conhecimento que gera energia" é o tema da participação da ANP na Rio Oil & Gas 2010, localizado no Pavilhão 3 do Rio Centro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira