Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2010 - 07:51

Aggreko participa da Rio Oil and Gas

Empresa lança geradores a gás para o mercado brasileiro de óleo e gás.

Rio de Janeiro, Brasil – Uma das principais fornecedoras de energia temporária para a Petrobras na Bacia de Campos, a Aggreko vai marcar presença na Rio Oil & Gas, que acontece de 13 a 16 de setembro, no Riocentro. No Brasil desde 2003, a empresa participa de mais uma edição do evento. O grande destaque do estande da empresa para esse ano será o lançamento do gerador a gás para locação para o mercado de óleo e gás. A Aggreko também será responsável por fornecer 21.000 kVA de energia em acréscimo à energia disponibilizada no Riocentro, além de 750 TR (tonelada de refrigeração) complementares ao sistema de ar-condicionado existente no local, para climatizar o ambiente da feira, cuja expectativa dos organizadores é receber mais de 40 mil pessoas nos quatro dias de evento.

Líder mundial nos serviços de fornecimento de energia temporária e de resfriamento de processos e climatização, a empresa, que é a maior fornecedora de aluguel de grupos geradores no Brasil, acredita que as fontes alternativas de energia, tais como os geradores a gás, podem proporcionar aos clientes uma eletricidade mais barata e mais flexível, além de aumentar a confiabilidade da energia elétrica por instalar grupos geradores a gás em paralelo com a rede local para cobrir qualquer falha da concessionária.

Dependendo do tipo de combustível utilizado no processo de geração de energia, o custo do combustível pode chegar a 70% do custo total da energia. Com um fornecimento estável de gás natural, os clientes podem obter reduções substanciais nos custos ao migrar para uma solução que utilize gás natural, além do fato de ser uma fonte menos poluidora quando comparada as outras fontes com maior emissão de poluentes. “A Aggreko quer mostrar no evento as diferentes aplicações para esse combustível, que incluem também o fornecimento de energia em horários de pico para grandes centros comerciais, alimentação de energia em regime de base de carga diretamente a uma rede de concessionárias e o fornecimento de energia contínua a indústrias como a de papel e celulose, farmacêuticas, alimentos e bebidas e óleo & gás on shore”, ressalta Diógenes Paoli Neto, diretor da Aggreko para a América do Sul.

Os geradores a gás da Aggreko podem operar na maioria dos ambientes industriais. Embora cada conjunto produza 1,3 MW, eles podem ser operados em paralelo para produzir até 100 MW, se necessário, tornando-os ideais para as mais diversas operações. Outro benefício da solução de energia da Aggreko é a instalação, que permite ao cliente usar o calor gerado pelas unidades a gás natural para produzir água quente para as suas próprias unidades de co-geração de energia ou para produção de água gelada através de chillers de absorção. Esse fator pode ser essencial para a maioria dos ambientes de processamento na geração de economia para o cliente. A instalação suporta as estratégias de combinação de calor e energia, sem necessidade de investimento de capital a longo-prazo em uma nova usina. Uma outra aplicação que vem ganhando mais espaço é o aproveitamento dos gases do flare para geração de energia. Além da redução de custo, há também o ganho no que diz respeito às questões ambientais.

“Esperamos que o uso dos geradores a gás cresça cada vez mais todos os anos. O mercado de gás natural no Brasil está em aquecimento, principalmente após a Lei do Gás promulgada em 2009, que regulou a indústria de gás natural. Além disso, o Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), tem investido na construção de novos gasodutos no Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil, e acreditamos que isso atrairá mais usuários de energia para o gás”, destaca Diógenes.

Informações Técnicas - Os geradores a gás da Aggreko utilizam a tecnologia Lean-Burn, que combina o consumo baixo de combustível à alta saída de energia e baixo nível de óxido nitroso (Nox). Os geradores da Aggreko estão acondicionados em conteiners ISO de 6 metros de comprimento, que permite a rápida mobilização, fácil transporte e instalação flexível.

Como esses geradores utilizam um combustível mais volátil, os componentes elétricos são acondicionados em compartimentos anti-explosivo e a manutenção e operação dos equipamentos requerem uma mão de obra qualificada e especializada. Todos os serviços são fornecidos pela Aggreko através da equipe de técnicos altamente qualificados garantindo uma disponibilidade operacional 24 horas por dia.

Outras apostas da Aggreko - Serviço relativamente novo para as indústrias brasileiras, o fornecimento temporário de resfriamento de processos e climatização é outra aposta da Aggreko no Brasil. Segundo Diógenes Paoli Neto, é grande o potencial de negócios no país. Em indústrias como as de bebidas e de cana-de-açúcar, que em sua maioria usam água para o resfriamento de processos, o emprego de soluções temporárias de controle de temperatura é fundamental para manutenção da produtividade e até para um possível aumento da demanda.

Amplamente utilizado fora do Brasil, o fornecimento temporário de resfriamento de processo e climatização é dividido em dois grandes segmentos: o de climatização, utilizado em feiras, shows, eventos – mais comum no mercado brasileiro –; e o de processos, que é empregado diretamente no método produtivo da empresa, contribuindo para sua melhoria, como, por exemplo, no processo de fermentação das usinas de álcool & açúcar.

Perfil- A Aggreko plc é a líder mundial no fornecimento de soluções temporárias de energia e resfriamento de processo e climatização e emprega mais de 4.000 pessoas com operações em mais de 144 localidades. Em 2009, prestamos serviços a clientes em aproximadamente 100 países, obtendo receitas aproximadas de 1.0 bilhão de Libras (USD $1.6 bilhão ou Euros €1.1 bilhão). A Aggreko plc está cotada na Bolsa de Valores de Londres (AGK.L), faz parte do Índice FTSE-100, e está sediada na Escócia. [www.aggreko.com].

A Aggreko fornece soluções de energia elétrica e térmica a clientes que necessitam de serviços com rapidez, por curto ou indeterminado período de tempo. Como exemplo, temos o fornecimento de energia para instalações industriais que necessitam de fornecimento permanente, fornecimento emergencial para cidades inteiras em casos de falta de energia, ou climatização e energia para grandes eventos esportivos. Nossos clientes são atendidos localmente por meio de nossos 144 centros de serviços, ou globalmente por meio de nossa equipe de Projetos de Energia Internacional.

Através de nossas bases operacionais, responsáveis por quase a metade de nossas receitas, nós fornecemos equipamentos para a operação de nossos clientes, enquanto nos responsabilizamos pelos serviços de manutenção. Com a equipe de Projetos Internacionais, responsável aproximadamente pela outra metade de nossa receita, operamos como provedores de energia. Nós instalamos e operamos usinas de energia e cobramos de nossos clientes pelo fornecimento da capacidade de geração e pela energia produzida. Projetamos e fabricamos equipamentos especialmente para essas necessidades em nossa fábrica em Dumbarton, na Escócia.

Entre nossos clientes mais recentes, destacamos as Olimpíadas de 2008 em Beijing, Olimpíadas de Vancouver em 2010 e - o fornecimento de energia temporária em mais de 50 países incluindo Reino Unido, França, Angola, Quênia, Indonésia, Bangladesh, Argentina, Venezuela, Chile, Brasil e EUA. [www.aggreko.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira