Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/08/2010 - 08:28

Alstom entrega primeiro trecho da Linha 2 com sistema completamente automático para o Metrô São Paulo

Cumprindo um contrato assinado em julho de 2008 com a Companhia do Metropolitano do Estado de São Paulo, a Alstom entrega, dia 21, à operadora a primeira fase do fornecimento de um sistema totalmente automatizado para linhas 1, 2 e 3 do Metrô São Paulo. O projeto implica na modernização de todo o sistema atual de controle de trens (sinalização, centro de controle operacional, telecomunicação, infraestrutura, multimídia, controle de acessos e sistema de manutenção preditiva) destas três linhas do Metrô.

Este é o maior projeto de sinalização já conquistado pela Alstom no mundo todo e é o primeiro projeto de CBTC (Communication-based train Control) da Alstom na América Latina, sendo este primeiro trecho, compreendido pelas estações Sacomã, Tamanduateí Vila Prudente, totalizando 3,5Km de vias. A entrega do sistema está ocorrendo, conforme acordado e planejado, tendo como principal objetivo que os serviços prestados à população pelo Metrô não sofram nenhum tipo de interferência durante a execução deste projeto.

A Alstom está equipando as 3 linhas do Metrô com o Urbalis, um sistema completo para controle e telecomunicações dos trens baseado em CBTC. A solução permite operações mais eficientes, menor intervalo entre trens, e maior facilidade de manutenção. Com o sistema CBTC em operação, haverá redução de 15 segundos (de 90 para 75 segundos) no intervalo entre os trens, se comparado ao sistema atual.

A unidade de sinalização da Alstom responsável por este projeto está localizada em São Paulo e emprega mais de 450 funcionários. Alguns destes funcionários participaram de etapas de desenvolvimento na França, e retornaram com a tecnologia para ser implementada no mercado nacional.

A Alstom também foi responsável pelo moderno sistema sem condutor no metrô de Cingapura, o primeiro completamente automático do mundo, além das redes sem condutor de Lausanne (M2), Beijing (Airport Line) e Xangai (linha 10). O Urbalis, sistema de sinalização para trens, já foi instalado em outras grandes cidades como Milão, Deli, Santiago, Daegu, Incheon, Seul e Madri.

Perfil- A Alstom é líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, e referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e da integração de fontes de energia renováveis à rede. O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010 (sem considerar o setor de Transmissão de Energia, recentemente agregado ao Grupo).

No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos e conta com 5.000 funcionários diretos que trabalham em sete unidades instaladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia. Em 2011, a empresa terá sua 8ª unidade no País, no Estado da Bahia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: