Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2010 - 08:48

Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística participam da Fenagri 2010

Atualmente, empresas são responsáveis por 60% dos volumes de frutas exportados para os EUA e 35% dos embarques para Europa.

São Paulo – A Hamburg Süd e a Aliança Navegação e Logística serão expositoras da Fenagri 2010, considerada a maior feira de fruticultura da América Latina, que acontecerá entre os dias 28 e 31 de julho, no Centro de Convenções de Petrolina (PE).

Durante o evento, as empresas buscarão incrementar os negócios na região do Vale do São Francisco – compreendido por Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) -, que responde pela produção anual de 1,5 milhão de toneladas de frutas, tendo como destaques uva e manga, com cerca de 120 mil hectares cultivados.

De acordo com Alexandre Aguiar, coordenador comercial da Hamburg Süd e da Aliança em Petrolina, a expectativa da região do Vale do São Francisco no segundo semestre de 2010 é exportar 3000 FEUs (contêineres de 40 pés) com mangas e 5000 FEUs com uvas para os Estados Unidos e Europa.

“O maior volume das exportações para o mercado europeu será escoado no Porto do Pecém. Outra parte segue via Porto de Salvador. Já os embarques para os Estados Unidos saem semanalmente de Salvador e Suape”, explica.

Segundo o executivo, desde 2003 as empresas mantêm uma estrutura comercial e operacional em Petrolina para atender às necessidades dos exportadores durante o período de safra agrícola. “Com a excelência na prestação de serviços, esperamos manter o nosso market share atual na região, ou seja, 60% dos volumes embarcados para os EUA e outros 35% para a Europa”, afirma Aguiar.

Para viabilizar o transporte, as coletas e garantir maior qualidade às frutas destinadas à exportação, a Hamburg Süd e a Aliança contam em sua frota com 400 gensets (geradores de energia) designados somente ao atendimento da safra. “O equipamento é imprescindível para a manutenção da cadeia de frio durante a viagem rodoviária desde a fazenda produtora até os complexos portuários”, ressalta.

Conforme Aguiar, apesar da agricultura ser dependente de condições climáticas, o mercado produtor local trabalha com eficiência na produção de frutas de qualidade. “Os produtores vislumbram uma comercialização com preços atrativos para o período das exportações do Vale do São Francisco, o que reflete no fortalecimento da cadeia produtiva, impulsionando a realização de novos negócios”, finaliza.

Hamburg Süd - Fundada em 1871, a Hamburg Süd é um dos maiores grupos operando no transporte marítimo e está presente nas Américas, Europa, África, Ásia e Oceania, seja diretamente ou através de empresas coligadas. A Hamburg Süd, adquirida pelo Grupo Oetker no fim da década de 40, também é um dos maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras.

Em 2009, a empresa movimentou 2,3 milhões de TEUs. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças.

Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 1,6 bilhão em 2009, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 440 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 14 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira