Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2010 - 08:58

Projeto IPE forma jovens empreendedores na periferia da Zona Sul

Parceria do Instituto Paradigma com Ashoka e Instituto Social Santa Lúcia ensina jovens da região do M´Boi Mirim a transformar sonhos em realidade.

O Instituto Paradigma, em parceria com a Ashoka pelo Programa Geração MudaMundo, organização mundial sem fins lucrativos, e o Instituto Social Santa Lúcia, com abrangência na região sul de São Paulo, estão realizado o Projeto IPE – Incluindo Pessoas Empreendedoras, uma iniciativa que visa formar jovens residentes na região do M´Boi Mirim e Campo Limpo (região sul de São Paulo) com idéias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. O projeto conta com a participação de 24 jovens, com idades entre 15 e 35 anos, com e sem deficiência, que têm em comum a vontade de aprender a viabilizar um projeto em sua comunidade. A formação é dada por consultores do Instituto Paradigma, no Centro da Juventude do Instituto Social Santa Lúcia, Jardim Kagohara, com apoio da Ashoka, pelo programa Geração MudaMundo. São dois encontros semanais, com workshops e visitas orientadas.

A metodologia é composta pelo desenvolvimento de um plano de ação que passa por diversas etapas: trabalho em equipe, conhecer a comunidade, estabelecimento de objetivos e metas, criação de estratégias, logística, e controle do orçamento. Em setembro, os projetos serão apresentados para uma banca avaliadora da Ashoka, com representantes dos setores público, privado e terceiro setor, e os que forem aprovados receberão um “financiamento-semente” de até R$ 2 mil, para que o grupo possa implementar o empreendimento.

O Instituto Paradigma irá orientar os jovens durante todo o processo, inclusive na implementação do projeto e da prestação de contas que eles terão que realizar, devido ao financiamento recebido.

“Nosso objetivo é apoiar e desenvolver atitudes empreendedoras nos jovens, capacitando-os para empreender em grupo. Todos os projetos têm que ter no mínimo duas e no máximo cinco pessoas envolvidas. Queremos transmitir a importância da cooperação, inclusão e responsabilidade social”, afirma Marcela Carvalho, coordenadora do Projeto no Instituto Paradigma.

Perfil- O Instituto Paradigma é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) dedicada à inclusão social de pessoas com deficiência. Sua missão é promover a inclusão social de pessoas com deficiência, auxiliando organizações públicas e privadas na construção e gestão de projetos sustentáveis para ampliar o exercício da cidadania. [ http://www.institutoparadigma.org.br. Siga o Instituto Paradigma também no Twitter: http://www.twitter/IParadigma].

Perfil- O Geração MudaMundo é um Programa Global da Área de Juventude da Ashoka (www.ashoka.org.br), uma organização mundial sem fins lucrativos, pioneira no trabalho e apoio aos empreendedores sociais - pessoas com idéias criativas e inovadoras capazes de provocar transformações com amplo impacto social. O Programa, hoje presente em 167países e atuante no Brasil desde 2006, foi constituído a partir dos avanços realizados na discussão do protagonismo juvenil e da crescente demanda da juventude brasileira em se engajar socialmente, necessitando de apoios práticos, tanto metodológicos quanto financeiros, para implementar suas iniciativas sociais. O Geração MudaMundo surge, então, com o propósito de fortalecer o conceito e a prática do empreendedorismo social da juventude brasileira, estimulando que as novas gerações criem iniciativas próprias, partindo dos seus sonhos e anseios de mudança, transformando-as em pequenos empreendimentos sociais. Desta forma, o programa contribui também de forma estratégica para o fortalecimento da visão da Ashoka: Todo mundo pode mudar o mundo.

Perfil- O Instituto Social Santa Lucia desenvolve projetos e serviços no âmbito da Assistência e Desenvolvimento Social de forma a colaborar com a implantação do Sistema Único de Assistência Social, em especial na cidade de São Paulo, através da co-responsabilidade na execução de serviços sócioassistenciais de proteção social especial e básica.

O Instituto sela seu compromisso com a Política Nacional de Assistência Social, buscando atuar em consonância com os princípios de proteção social, vigilância sócioassistencial e defesa de direitos em todas as ações que desenvolve. Além de colaborar com no processo de produção do conhecimento e aprimoramento da prática profissional por meio da Escola de Formação Cidadã do Instituto Social Santa Lúcia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira