Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2007 - 09:25

Confecção de PE leva lingerie ecológica ao Fashion Business

By Sander, de Gravatá (PE), vai apresentar no Fashion Business lingeries composta por peças em tecido de fibra de bambu e estampadas com pinturas rupestres.

Brasília - O tecido de fibra de bambu substitui a lycra e outros materiais sintéticos na lingerie ecológica, produzida no interior de Pernambuco. Calcinhas e sutiãs da coleção 'Íntima Eco', da By Sander, são estampados com pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos do Piauí, Paraíba e Amazonas. As cores são obtidas de pigmentos naturais. O acabamento é todo artesanal e até os aviamentos são cuidadosamente tingidos.

A inusitada lingerie ecológica da pequena confecção de Gravatá (PE) estará exposta no estande de Pernambuco no Fashion Business Primavera-Verão 2007/2008. O evento acontece paralelo ao Fashion Rio, que começa nesta segunda-feira (4) e prossegue até sexta-feira (7) na Marina da Glória, na cidade maravilhosa. A feira promete despertar interesse e a curiosidade do público.

Na décima edição, o Fashion Business é considerado a maior bolsa de negócios de moda da América Latina. A edição passada, dedicada ao lançamento das tendências e coleções Outono-Inverno 2007, foi realizada em janeiro e gerou vendas que totalizaram R$ 332 milhões para o mercado interno e US$ 14 milhões em exportações.

A participação de pólos de moda e confecções de várias regiões do País no Fashion Business é apoiada pelas unidades do Sebrae na Federação e instituições parceiras. Esse é o principal evento, que divulga e vende a moda feita por pequenas confecções e indústrias de todo o País.

A pequena confecção pernambucana By Sander é dirigida por Alessandra Monteiro, uma jovem empresária que iniciou o empreendimento em 1990. Formada em Letras, começou a produzir lingerie para garantir uma renda. Recém-formada, não encontrava emprego na cidade. Hoje, aos 36 anos, Alessandra mantém a confecção em casa, cuja equipe é composta por oito funcionários. A produção da By Sander não passa de 500 peças/mês.

A empresa produzia lingerie básica, nos moldes convencionais, até cerca de três anos." Comecei a diferenciar os produtos, depois que recebi consultoria do Sebrae", revela Alessandra. A sugestão foi que ela agregasse aspectos da cultura regional às peças. Assim a confecção começou a trabalhar com xilogravura e literatura de cordel nas calcinhas e sutiãs, camisolas e conjuntos para dormir.

"Sempre gostei de arte e passei a me satisfazer mais, fazendo peças diferenciadas", conta ela. Como a cidade de Gravatá recebe muitos turistas, a lingerie com conteúdo nordestino passou a ser prestigiada pelos visitantes. Essas peças foram expostas na edição passada do Fashion Business.

No início deste ano, a empresária conheceu um novo tecido, feito de fibra de bambu, lançado na capital paulista. "Achei legal e comecei a testar produtos com ele", relata. "É super-confortável, fresquinho e é anti-bacteriano com até cerca de 50 lavagens", informa.

A coleção 'Íntima Eco', com desenhos baseados em pinturas rupestres de sítios arqueológicos do Piauí, Paraíba e Amazonas ,contou com o trabalho de uma artista plástica, amiga de Alessandra. Ela foi responsável pela reprodução dos desenhos. A pintura das peças é manual, inclusive dos aviamentos. Outra característica da lingerie ecológica feita pela By Sander são as cores.

Como as peças são tingidas com pigmentos naturais, derivam dos tons terra, marrom, bege e laranja, entre outros. Os produtos que serão apresentados no Fashion Business são na tonalidade marfim. Mas uma cartela de cores será mostrada ao público do evento, que poderá optar entre preto, rosa, verde oliva, rubi e outras. Dezoito conjuntos de calcinha e sutiã, camisolas e pijamas da By Sander estarão expostos no estande do pólo de confecção e moda de Pernambuco.

A maioria dos sutiãs tem bojo, avisa a empresária, que desenvolve a modelagem das peças. A numeração da coleção vai do manequim 40 ao 48. Alessandra espera agradar e conquistar novos clientes. "Hoje em dia, a questão ecológica faz parte da vida de todas as pessoas", justifica.

10ª Fashion Business Primavera-Verão 2007/2008,de 4 a 7 de junho, das 12h às 21h, na Marina da Glória, Rio de Janeiro (RJ).Fashion Business - http://www.fashionbusiness.com.br | Fashion Rio - http://www.fashionrio.org.br | By Sander - (81) 3533-1714. | Por: Vanessa Brito/Sebrae Nacional

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira